Hidratação

Umectação com óleo de rícino: fios com crescimento e força

Cabelove
Escrito por Cabelove em 14/10/2020
10 min de leitura
Umectação com óleo de rícino: fios com crescimento e força

Umectação com óleo de rícino, o óleo de rícino tem sua reputação por seus efeitos quase mágicos no cabelo, além disso, há mais de 3.000 anos, as mulheres egípcias aplicavam este óleo em seus cabelos para se beneficiar de suas propriedades fortificantes.

Milênios depois, nada mudou, o óleo de rícino ainda tem efeitos incríveis no cabelo, mas hoje sabemos por quê:

O óleo é extremamente rico em ácidos graxos e minerais que desempenham um papel importante no crescimento do cabelo. Ao fornecer-lhes estes elementos essenciais para o seu crescimento, os cabelos rapidamente ganham força, brilho e comprimento para a nossa maior felicidade. Confira abaixo todos os benefícios da umectação com óleo de rícino:

Por que o óleo de mamona é um aliado natural do cabelo? 

Usado por gerações em cosméticos em todo o mundo, o óleo de rícino é um óleo vegetal surpreendentemente rico em ácidos graxos e vitamina E.

O seu cabelo está opaco, seco, lento para crescer ou até mesmo sujeito a cair?
Hidratante, nutritivo e fortificante, o óleo de rícino é conhecido por embelezar, proteger, crescer, mas também prevenir a queda de cabelo em mulheres e homens. O cabelo, mas também a barba, cílios e unhas!

As propriedades do óleo de rícino

Como muitos óleos vegetais (de coco, jojoba, óleo de abacate, etc.) utilizadas em produtos de beleza ou para o bem-estar uso, óleo de rícino tem muitas propriedades, conhecidas há milênios. 

A prova: dizem que a rainha do Egito Cleópatra adorava e usava diariamente para tirar a maquiagem!

De cor amarela e oleosa, este óleo vegetal, que preferimos escolher orgânico de melhor qualidade, tem um aspecto bastante oleoso. Isso o torna um produto muito hidratante e nutritivo, seja para a pele, cabelos, cílios, sobrancelhas, barba ou mesmo unhas.

Além dos benefícios de beleza, também são creditados com virtudes mais saudáveis: o óleo de rícino seria anti-inflamatório (para usar em massagens para quem sofre de articulações) e calmante. 

Confira mais ativos presentes no óleo de rícino abaixo: 

Ácido ricinoleico

Constituindo mais de 90% do óleo de rícino, o ácido ricinoléico é o mais importante de seus componentes. 

Um dos benefícios do óleo de rícino é o crescimento do cabelo, na verdade, é estimulado por um composto lipídico denominado prostaglandina (PGE2) que pode ser descrito como um catalisador e está cientificamente comprovado que o ácido ricinoléico estimula a produção de prostaglandina. 

É um componente essencial que demonstra a influência do óleo de mamona no crescimento do cabelo.

Ácidos graxos ômega 9

Os membros da família ômega, ômega 3, ômega 6 e ômega 9, são ácidos graxos e todos os três são compostos de moléculas de oxigênio, hidrogênio e carbono, eles são diferentes como as moléculas de carbono estão localizadas em relação à ligação dupla. 

O ômega também é um benefício do óleo de rícino, porque é o ácido graxo ômega 9 que está presente neste óleo. Ele controla a perda de água no cabelo e torna o cabelo mais macio e flexível. O óleo de rícino tem muitos benefícios para realçar a beleza do seu cabelo.

O óleo de rícino como agente reparador

Outro benefício do óleo de rícino é sua característica reparadora, na verdade, ele possui ácidos graxos ômega 9 que derivam de sua estrutura inerente a capacidade de estimular a imunidade e para os cabelos, isso se manifesta na forma de cimentação. 

Este óleo pode moldar uma substância como escamas de vedação na cutícula do cabelo, da mesma forma que o cimento mantém os tijolos juntos em uma parede. E quando as escamas são “cimentadas” umas nas outras, formam uma superfície lisa que permite ao cabelo se proteger das agressões externas e ficar com brilho. 

Assim fortalecido e tendo obtido todos os benefícios do óleo de rícino, o cabelo não só fica menos sujeito a se partir, como também se livra das pontas duplas e do terrível frizz. 

Como aplico óleo de rícino no meu cabelo?

Pegue uma garrafa de óleo de rícino de boa qualidade, se possível orgânico. A regra é cobrir o cabelo com óleo de rícino e dar-lhe bastante tempo para descansar e imbuir seu cabelo com seus benefícios naturais.

O intervalo ideal? A noite toda! Cubra o cabelo com óleo de rícino, cubra o travesseiro com uma toalha e durma em paz. Na manhã seguinte, tudo o que você precisa fazer é enxágue e shampoo para um resultado radiante.

Menos tempo, muito apressado? É possível aplicar o óleo de rícino como máscara no cabelo em menos tempo. Um primeiro cuidado significativo! Deixe o óleo de rícino no cabelo por pelo menos trinta minutos para um resultado satisfatório. Assim que terminar a pose, massageie o couro cabeludo para estimulá-lo, depois enxágue e lave o cabelo.

Complete sua rotina de cuidados com os cabelos após a máscara de óleo de mamona, lavando e estimulando em profundidade o couro cabeludo, com nosso shampoo purificador de hortelã-pimenta e gergelim preto:

Mais algumas dicas sobre como aplicar óleo de rícino

Confira mais algumas dicas sobre como aplicar óleo de rícino: 

Textura

O óleo de rícino tem uma textura viscosa, assim para facilidade de uso, algumas pessoas optam por misturá-lo com um óleo mais líquido, como óleo de amêndoa doce ou óleo de argan.

Massagem

Assim que possível, massageie o couro cabeludo impregnado com óleo de rícino para potencializar seu efeito benéfico no crescimento dos fios.

Medição

A força nutritiva e protetora do óleo de rícino vem de sua composição única de ácidos graxos. Não exagere para não deixar o cabelo oleoso! O segredo? Uma máscara de vez em quando e pausas entre os aplicativos. Por exemplo: um mês de tratamento e depois um mês de férias.

Paciência

Se for para fortalecer o cabelo com tendência a cair, o resultado da aplicação do óleo de rícino não será sentido imediatamente. Seja paciente, a natureza está trabalhando para você!

Para quem sobre com a queda de cabelo ou deseja fazer o cabelo crescer mais rapidamente, o óleo de rícino é o seu melhor aliado! Por isso inclua este óleo milagroso em sua rotina de cuidados com o cabelo! 

Gostou desse meu artigo de Umectação com óleo de rícino? Espero que sim, no nosso site temos muito conteúdo sobre cabelo vou deixar o link de mais um ótimo artigo:

Alisamento caseiro

Oi cabelovers,

O que você achou deste conteúdo? Me conta nos comentários <3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *