Reconstrução

Reconstrução capilar caseira - Dicas para fazer

Cabelove
Escrito por Cabelove em 21/08/2020
10 min de leitura
Reconstrução capilar caseira - Dicas para fazer

Um cabelo saudável é bonito, brilhante, macio ao toque e fácil de pentear, mas o estresse, a poluição, tratamentos químicos, a idade avançada e uma alimentação desequilibrada podem comprometem a saúde dos cabelos, que se quebram, ficam opacos e ásperos ao toque. pronta para aprender tudo sobre reconstrução capilar caseira?

Para restaurar o brilho, ou mesmo apenas para evitar que se quebre, é preciso recorrer a reconstrução capilar. 

A reconstrução capilar é um processo pioneiro que permite restaurar a densidade, estrutura e saúde do seu cabelo, sem tem que recorrer a tratamentos mais severos. 

Este tratamento pode ser feito na sua casa e com produtos simples e de fácil acesso. Não sabe como fazer reconstrução capilar? Confira abaixo algumas dicas: 

Como saber se meu cabelo precisa de reconstrução?

Para saber se o seu cabelo precisa ou não de uma reconstrução capilar basta analisar as seguintes coisas:

  • A barreira protetora do cabelo (também conhecida como “filme hidrolipídico”) desaparece: Danificado por técnicas de cuidado do cabelo e outros fatores de estresse, este escudo protetor não pode mais fornecer uma barreira eficaz.
  • As escamas ao longo da haste do cabelo se separam e caem: Como telhas em um telhado, as escamas se sobrepõem por toda a haste. Se danificados, eles se separam e expõem o interior do cabelo. Isso permite que muita água evapore e o cabelo resseque.  
  • A queratina dentro do cabelo é destruída: Danificada por todo esse trauma, as cadeias de queratina que compõem o cabelo se rompem. O cabelo fica poroso e quebra.

Como fazer a reconstrução capilar?

A reconstrução capilar, de modo geral, como é um tratamento mais profundo, é feita em salões de beleza, mas também pode ser feita de forma caseira. O ideal é que a reconstrução capilar seja feita apenas 2 vezes no mês, ou de acordo com as necessidades do seu cabelo. 

Durante o processo, as cutículas dos fios vão sendo fechadas, trazendo vida novamente ao cabelo. 

Confira alguns produtos naturais que você pode usar para fazer reconstrução capilar em casa:

Queratina vegetal 

Rica em aminoácidos, a queratina vegetal penetra até o núcleo do cabelo, preenchendo lacunas e reconstruindo toda a arquitetura da fibra capilar.

A queratina é uma proteína composta por 18 aminoácidos, é um dos principais componentes estruturais do cabelo, das unhas e da epiderme. 

Benefícios:

  • Aumenta a força do cabelo
  • Aumenta a elasticidade
  • Protege o cabelo dos processos agressivos das químicas 
  • Deixa o cabelo mais brilhante e saudável
  • Melhora a capacidade de pentear do cabelo (pentear úmido e seco)
  • Reduz à estática e o frizz, tornando o cabelo mais fácil de pentear
  • Sem parabenos e sem formaldeído
  • Menos odor do que a queratina de origem animal

Ovo para reconstrução capilar

Máscaras de cabelo de ovo são fontes ricas em proteínas e ácidos graxos que nutrem e fortalecem seu cabelo. 

Os inúmeros benefícios de uma máscara de ovo para cabelo também incluem:

  • Promove o crescimento do cabelo: O ovo é frequentemente referido como ‘alimento para o cabelo’, pois fornece ácidos graxos, nutrientes e proteínas suficientes para o seu cabelo. Juntos, eles ajudam a aumentar a taxa de crescimento do cabelo.
  • Reduz a perda de cabelo: Os ingredientes de um ovo adicionam força às raízes do cabelo e infundem nutrição no couro cabeludo, reduzindo assim a perda de cabelo.
  • Erradica a Secura e a Quebra: ovos secretam vitamina A, que ajuda a promover a oleosidade saudável que evita que o cabelo resseque e se quebre. A proteína também estimula a produção de queratina, fundamental para melhorar a estrutura dos fios. Sem queratina suficiente, o cabelo se quebra. A luteína presente na máscara capilar de gema de ovo ajuda a curar cabelos quebradiços e pontas duplas para evitar quebras posteriores.
  • Controla a caspa: a aplicação de máscara de ovo para cabelos secos pode prevenir coceira e escamas no couro cabeludo. O couro cabeludo escamoso é uma fonte de caspa. Manter a umidade do couro cabeludo bloqueada pode ajudar a reduzir o problema de caspa.
  • Melhora a elasticidade dos cabelos: Rico em luteína, os ovos hidratam os cabelos para melhorar sua elasticidade.
  • Repara cabelos danificados: A vitamina E é uma fonte vital de crescimento do cabelo. Os ovos também são ricos em antioxidantes que reparam e reconstroem os tecidos para reduzir a inflamação, melhorar a circulação sanguínea e aumentar o suprimento de oxigênio. Juntos, eles ajudam a reparar os folículos capilares danificados para proporcionar um cabelo mais saudável.

Água com açúcar

Se seu cabelo estiver ressecado e com muitas pontas duplas, experimente misturar um pacote de cristal (cerca de uma colher de chá) com um copo de água. Despeje um pouco nas palmas das mãos e passe as mãos sobre o cabelo seco. 

Vinagre de maçã para reconstrução capilar caseira

Uma lavagem com vinagre de cidra de maçã ajuda a clarear e alisar as cutículas do cabelo, resultando em um cabelo brilhante! 

Combine uma colher de sopa de vinagre com 1/2 xícara de água. Adicione algumas gotas de óleo essencial de laranja se o cheiro for muito forte e despeje sobre o cabelo úmido.

Penteie o cabelo, deixe descansar por cinco minutos e depois enxágue. A acidez do vinagre ajuda a selar a camada mais externa do cabelo, a cutícula, fazendo com que ela fique lisa e que devolve o brilho.

Água de arroz para reconstrução capilar caseira

A água do arroz é usada como tratamento caseiro para o cabelo há séculos. Como o nome sugere, essa é apenas a água cheia de amido e nutrientes que sobra depois que o arroz é cozido.

É carregado com vitaminas, minerais e amido, que ajudam a fortalecer o cabelo, de modo que ele pode crescer mais e mais espesso sem quebrar.

Lave bem o arroz e quando o arroz estiver cozido, despeje a água restante em uma garrafa de vidro e guarde no banheiro por 3 a 4 dias ou na geladeira por até uma semana.

Na próxima vez que você tomar banho, despeje a água do arroz sobre o cabelo e deixe descansar por 10 a 15 minutos antes de enxaguar.

Muitas pessoas possuem medo de fazer reconstrução capilar, pois acreditam ser algo complicado e perigoso. Mas, seguindo estas dicas você vera que fazer reconstrução capilar em casa é muito mais simples do que se imagina!

Oi cabelovers,

O que você achou deste conteúdo? Me conta nos comentários <3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *