Selagem capilar

Óleo de rícino no cabelo: Conheça os benefícios

Cabelove
Escrito por Cabelove em 14/10/2020
10 min de leitura
Óleo de rícino no cabelo: Conheça os benefícios

O óleo de rícino no cabelo já era usado na antiguidade para muitos fins, sendo por isso que para muitos, este é o óleo mágico e com mil e uma utilidades. 

Suas virtudes são inúmeras e podem aliviar males de toda a família, hidratar os cabelos, pele, unhas. 

Confira abaixo mais informações sobre o óleo de rícino e todos os benefícios que ele pode trazer ao seu cabelo.

O que é óleo de rícino?

O óleo de rícino é um óleo vegetal feito de uma planta, a mamona, cujos frutos contêm sementes. Este arbusto, nativo da África tropical, agora é cultivado em todo o mundo por suas sementes, das quais o óleo é extraído.

Como acontece com todos os óleos vegetais, existem diferentes técnicas de extração. A pressão a quente é a utilizada na indústria e este método de aquecimento pode alterar certas propriedades. Com essa técnica, o óleo geralmente terá uma cor mais âmbar e um cheiro mais forte.

Mas para obter o melhor da mamona, a prensagem a frio é recomendada, este método permite reter todas as propriedades do óleo de rícino no óleo, o que o torna de melhor qualidade e ideal para uso cosmético.

O óleo tem uma composição rica em ácidos graxos como triglicerídeos, ômega 6, ômega 9 e, principalmente, ácido ricinoléico. São esses ácidos graxos que conferem ao óleo de rícino grande parte dos seus benefícios, tanto para a beleza quanto para a saúde. 

Esse óleo vegetal também se caracteriza por uma textura mais viscosa e espessa que os demais, sendo mesmo o óleo com maior densidade.

O óleo de rícino tem muitas virtudes: hidratante, antioxidante, antifúngico, antibacteriano, etc. Portanto, ele pode ser usado de muitas maneiras e, em particular, em cosméticos. Seu uso mais conhecido ainda é para cabelos e unhas, mas também pode ser um aliado incrível para a pele.

Um óleo de mil anos

Parece que o óleo de rícino, foi usado pela Rainha Cleópatra para remover a maquiagem. Também era combustível para lâmpadas. 

Não é à toa, porque a mamona cresce principalmente na África e suas virtudes são conhecidas há milênios. Sementes foram encontradas em tumbas egípcias, mais recentemente, nossas avós usaram óleo de rícino para curar todas as doenças cotidianas. 

Benefícios do óleo de rícino para o cabelo 

Cabelo seco, cabelo oleoso, cabelo quebradiço, cabelo afro… Todos os tipos de cabelo encontram conforto com o óleo de rícino. 

Este óleo é considerado um dos mais nutritivos, ele hidrata profundamente o até a camada mais interna do cabelo, nutre da raiz às pontas e acelera o crescimento. 

Confira abaixo todos os benefícios que o óleo de rícino pode trazer ao seu cabelo:

Promove o crescimento do cabelo

O óleo de rícino é de longe o melhor remédio natural para estimular o crescimento do cabelo. Para dar mais espessura ao cabelo, aplique o óleo diretamente no couro cabeludo e massageie com a ponta dos dedos. Você também pode misturá-lo com óleo de coco ou óleo de amêndoa doce. 

O óleo de rícino aumenta a circulação sanguínea para os folículos do couro cabeludo, o que por sua vez acelera o crescimento do cabelo. Ele também contém uma grande quantidade de ácidos graxos essenciais, chamados ácidos graxos ômega-6, que desempenham um papel importante na saúde e na força do seu cabelo. 

Para obter melhores resultados, aplique óleo de rícino no couro cabeludo e deixe-o agir durante a noite. Para ajudar o óleo a penetrar bem no couro cabeludo, cubra o cabelo com uma toalha ou touca de banho. No dia seguinte, enxágue bem o cabelo. 

Este tratamento também reduz as pontas duplas do cabelo e evita que se quebre. Ao acordar, seus cabelos estarão revitalizados, mais espessos e perfeitamente hidratados. 

Dá brilho à cor do seu cabelo 

O óleo de rícino é uma ótima maneira de escurecer naturalmente a cor do cabelo. É o seu alto teor de nutrientes que permite que o cabelo retenha melhor a umidade. Como resultado, seu cabelo parece mais escuro e brilhante. 

Veja como fazer:

  • Prepare uma pequena quantidade de óleo de rícino (do tamanho de uma ervilha).
  • Misture o óleo com seu condicionador ou leave-in de uso normal. 
  • A cada uso, aplique a mistura uniformemente, de modo a distribuí-la uniformemente pelos cabelos. 
  • O alto teor de vitamina E do óleo de rícino também pode ajudar a curar unhas secas e quebradiças e cutículas danificadas. 
  • Experimente massagear uma pequena quantidade de óleo de rícino nas cutículas por 2 a 3 meses: o resultado é incrível. 

Como aplicar óleo de rícino no cabelo? 

O óleo de rícino tem a particularidade de ser espesso e viscoso, misture a metade com azeite de oliva, por exemplo, para facilitar a aplicação, em seguida, com um pincel ou pente limpo, aplique o óleo de rícino por toda parte de cabelos secos, da raiz às pontas. 

Então você incluir em sua rotina de cuidados diários: 

  • Uma massagem capilar: com as pontas dos dedos em pequenos movimentos circulares da raiz às pontas até total absorção do óleo de mamona pelos cabelos. 
  • Um envoltório de óleo: aplicando plástico filme no cabelo coberto com óleo de rícino, que você deixara descansar durante a noite. Na manhã seguinte, basta lavar os cabelos com um shampoo de PH neutro até que toda a gordura desapareça. 

Assim como todo óleo capilar, a umectação noturna com óleo de rícino deve ser feita uma vez a cada 15 dia, mais do que isso, apenas se seu cabelo precisar muito, caso contrario, você corre o risco de deixar os fios pesados. 

Você sabia?

Embora o óleo de rícino seja ideal para restaurar o vigor e o brilho do cabelo, ele também pode ser aplicado nas sobrancelhas, cílios e unhas para promover o crescimento. Basta aplicar uma gota na área desejada e massagear suavemente até a completa absorção. 

Você usa o óleo de rícino regularmente para cuidar ou deixar seu cabelo crescer? Você conhece outros usos para isso? Experimente esse óleo milenar que vem fazendo sucesso há anos por causa de seus inúmeros benefícios. 

Gostou desse meu artigo de “Óleo de rícino no cabelo?” Espero que sim, no nosso site temos muito conteúdo sobre cabelo vou deixar o link de mais um ótimo artigo:

hidratação com quiabo

Oi cabelovers,

O que você achou deste conteúdo? Me conta nos comentários <3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *