Hidratação

Melhor hidratação para cabelos: conheça os produtos certos

Cabelove
Escrito por Cabelove em 14/10/2020
10 min de leitura
Melhor hidratação para cabelos: conheça os produtos certos

Cansado do seu cabelo opaco, áspero e quebradiço? Aprenda a cuidar deles para restaurar sua beleza e vitalidade! com a melhor hidratação para cabelos.

Se estiverem em más condições, é altamente provável que estejam desidratados ou desnutridos. 

Aprenda a reconhecer as deficiências do seu cabelo para trata-lo com os produtos certos e descubra qual a melhor hidratação para os seus cabelos. 

Hidrate seu cabelo frequentemente 

A hidratação dos nossos cabelos é fundamental para que ele fique com boa saúde, assim como os humanos, o cabelo precisa comer e beber! E se não forem alimentados, ou se estiverem com sede, eles se tornarão quebradiços, frágeis, secos.

Às vezes, são fatores externos que prejudicam nosso cabelo: a poluição é um inimigo de nosso cabelo, assim como uma má alimentação. 

Assim, é bom, a este nível, manter uma alimentação mais saudável possível e fazer o possível para proteger o cabelo. 

Como saber se seu cabelo precisa de hidratação? 

Você pode ter cometido um erro ao analisar o que seu cabelo precisa, notou que seu cabelo estava em péssimo estado, então pegou o primeiro shampoo nutritivo ou hidratante que tinha em mãos para tratá-lo. 

Misturar a desnutrição do cabelo com má hidratação é confundir fome com sede! Se seu cabelo estiver com fome, alimente-o: gordura, que é encontrada em muitos produtos naturais como manteiga de karité, ou em óleos vegetais. 

Você reconhecerá um cabelo desnutrido por sua aparência seca, após vários testes como alisamento, escovação ou o uso crônico de uma chapinha. Pessoas com cabelos crespos ou cacheados naturalmente tendem a ter menos cabelo oleoso e, portanto, potencialmente carentes de alimentos gordurosos.

Mas se o seu cabelo está com sede, deve ser hidratado! Você pode reconhecer cabelos mal hidratados a olho nu. Já está seco porque falta água. 

Você poderia pensar que, bebendo bastante água, poderíamos remediar essa seca, mas a água não fará tudo. No entanto, é recomendado para a sua saúde geral e para o seu cabelo beber pelo menos 1,5 litros por dia.

Mas o cabelo mal hidratado também é reconhecido por sua aparência áspera e opaca. O cabelo parece carecer de vida e se distingue por essa tendência a ficar eletrificado e ir em todas as direções. 

Finalmente, assim que houver pouca umidade, no ar ou em sua casa, os cabelos mal hidratados incham de repente, absorvendo essa umidade temporária que vai matar a sede.

Os produtos certos para hidratar seu cabelo

No dia a dia é possível hidratar os cabelos, com pequenos gestos que exigem pouco esforço, ou através de alguns produtos naturais. 

Você deve saber que, ao lavar o cabelo, você remove a sujeira, é claro, mas também a oleosidade natural que ele cria. 

Isso evita que seu cabelo fique oleoso, mas ao mesmo tempo resseca, assim, se você já tem preocupações com a hidratação, lavar o cabelo com muita frequência só piorará o problema.

O recomendado é lavar o cabelo 2 a 3 vezes por semana no máximo! Depois de secados, não hesite em reidratá-los com: um condicionador especifico para o seu tipo de cabelo, ou um produto natural com propriedades hidratantes. 

Entre os ingredientes que proporcionam a melhor hidratação natural estão:

  • A babosa 
  • Linhaça 
  • Abacate 

Esses três elementos devem ser adquiridos em gel, de preferência, para usá-los como condicionador ou para misturá-los em uma máscara.

Além desses 2 produtos principais que você também encontrará na composição de muitos produtos hidratantes para o cabelo ou para a pele, existem outros ingredientes naturais para hidratar seu cabelo:

  • Mel, que também é um produto muito nutritivo
  • Azeite
  • Óleo de amêndoa doce
  • Óleo de coco não refinado
  • Produtos lácteos, como iogurtes.

Para uma máscara ultra hidratante, você pode, por exemplo, misturar uma colher de sopa de queijo cottage espesso com uma colher de gel de babosa. Depois de obter uma mistura compacta e homogênea, aplique-a no cabelo seco com uma toalha, mas ainda úmido. Deixe descansar por cerca de 20 minutos e depois enxágue bem antes de lavar o cabelo.

Com uma máscara deste tipo uma vez por semana, o seu cabelo não sofrerá mais de desidratação!

Benefícios da babosa 

O gel da babosa é incomparavelmente rico em muitas moléculas benéficas:

  • Enzimas,
  • Vitaminas: a, grupo b, c, e
  • Minerais: cálcio, cromo, cobre, ferro, magnésio, manganês, fósforo, potássio, sódio, zinco
  • Aminoácidos,
  • Ligninas, saponinas, antraquinonas
  • Mono – e polissacarídeos.

Esses nutrientes fornecem hidratação e maciez à fibra capilar. O gel de Aloe vera pode ser usado após o shampoo, aplicando-o diretamente nos cabelos molhados.

Faça uma máscara, cobrindo o comprimento do seu cabelo, da raiz às pontas. À medida que seca, o cabelo absorve os maravilhosos ingredientes ativos da Aloe vera e restaura o brilho e a vitalidade.

Aplicado desta forma, o gel de Aloe vera também tornará mais fácil desembaraçar e pentear o cabelo.

Hidrate o cabelo: dicas e truques

Aqui estão algumas dicas que o ajudarão a evitar que seu cabelo fique danificado!

  • Ao lavar o cabelo, você não precisa usar mais shampoo ou condicionador do que o necessário.
  • O que fica mais seco é a ponta do cabelo. Por isso não hesite, todos os dias, em hidratá-los com um pouco de creme preparado por si ou com óleo de coco.
  • Enxágue bem os cabelos, para que a película de produto protetor (tipo condicionador) que permaneça no cabelo seja mínima. Caso contrário, você corre o risco de ter um cabelo com aparência oleosa.
  • Se o seu cabelo estiver realmente muito seco, é bom aplicar pelo menos uma máscara por semana para hidratar profundamente o cabelo. Para fazer isso, use uma mistura de clara de ovo, mel e iogurte que você vai aplicar no cabelo molhado, antes do banho. Deixe por 10 minutos e depois lave o cabelo.
  • Também é possível, principalmente para quem tem cabelos crespos, não usar mais shampoos! Lave o cabelo apenas com um condicionador; depois de molhar e massagear os cabelos.

Agora você sabe reconhecer um cabelo com sede e como hidratar seus cabelos! Bem tratado, seu cabelo vai ganhar força e brilho e você terá o orgulho de usá-lo todos os dias!

Gostou desse meu artigo de “Melhor hidratação para cabelos?” Espero que sim, no nosso site temos muito conteúdo sobre cabelo vou deixar o link de mais um ótimo artigo:

Nutrição para cabelos cacheados

Oi cabelovers,

O que você achou deste conteúdo? Me conta nos comentários <3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *