Hidratação

Hidratação para cabelo ressecado: Cuidados para tratar

Cabelove
Escrito por Cabelove em 14/10/2020
10 min de leitura
Hidratação para cabelo ressecado: Cuidados para tratar

Hidratação para cabelo ressecado? o cabelo ressecado é um problema capilar muito temido pela maioria das mulheres, na verdade, assim que secam, o cabelo torna-se rapidamente opaco e é mais favorável à quebra. 

Quando o cabelo está ressecado, é mais difícil reter o comprimento e apresentar cabelos volumosos e saudáveis. 

Felizmente, existem soluções muito eficazes para resolver esse problema, confira alguns cuidados e receitas caseiras especificas para cuidar e tratar o cabelo ressecado. 

Faça o teste de porosidade 

A manutenção do cabelo requer conhecimento de seu nível de porosidade, é este teste que vai determinar o tipo de cuidados que seu cabelo precisa. 

Na verdade, a porosidade capilar define a capacidade do cabelo de reter líquidos e manter uma boa hidratação contínua. 

Pode ser:

  • Baixo: as escamas da cutícula estão fechadas, a água penetra com dificuldade.
  • Médio: a umidade é bem regulada
  • Alto: escamas muito abertas, a umidade não retém e evapora muito rapidamente.

O teste mais conhecido para determinar sua porosidade é o de um copo d’água. Você pode fazer em casa, no cabelo limpo, sem nenhum produto. No entanto, se você tiver oportunidade, um diagnóstico profissional de cabelo seria o ideal.

Como fazer o teste de porosidade?

Para fazer isso, basta pegar alguns fios de cabelo, colocar em um copo com água morna. É importante que a mecha de cabelo a ser testada esteja sem nenhum produto, para não alterar o resultado do teste.

Resultado:

  • Seu cabelo fica na superfície da água: você tem baixa porosidade
  • Seu cabelo flui para o meio do copo: você tem uma porosidade chamada normal. 
  • Seu cabelo está no fundo do vidro:  então ele tem alta porosidade.  

Hidratação diária para cabelos secos

O cabelo ressecado geralmente produz pouco sebo e sofre de falta de hidratação. Dependendo do estado do seu cabelo, você pode umedecê-lo todas as noites ou a cada 2 dias antes de aplicar o óleo vegetal. 

A semente de uva e o azeite também são excelentes para cabelos secos e enfraquecidos. O óleo de rícino é uma boa alternativa. Além disso, fortalece os cabelos e favorece o seu crescimento. Os óleos vegetais são grandes aliados para cabelos ressecados, cabe a você testá-los para encontrar aquele que melhor se adapta a você.

Além disso, uma umectação como mel, babosa ou glicerina vegetal também deve ser introduzido na rotina de hidratação do cabelo. O umectante é uma substância higroscópica que ajuda a reter a umidade.

Cuidado com o cabelo seco antes de lavar

É importante hidratar e nutrir o cabelo antes da lavagem, este tratamento é geralmente conhecido como Pré-Poo. 

Para conseguir isso, um banho de óleo de trinta minutos a uma hora antes do shampoo, seria perfeito. Você pode comprar um produto comprado em uma loja ou cuidar de sua própria casa.

Use um shampoo suave

Uma vez por semana, lave o cabelo com um xampu suave e nutritivo. Deve ser composto de ingredientes ativos nutritivos. Ou seja, contêm manteiga de karité, óleos, ácidos graxos essenciais, etc., para hidratar e condicionar os cabelos. Siga o shampoo com um condicionador hidratante para facilitar o desembaraço e completar sua rotina.

Mantenha seu cabelo hidratado com um tratamento leave-in

Após esse ritual de cuidado, é imprescindível o uso de um óleo ou um tratamento leave-in, para manter os cabelos hidratados macios e flexíveis. 

Este tratamento leave-in também pode ser realizado todos os dias, de manhã ou à noite, de acordo com a sua vontade ou sempre que sentir necessidade.

Outra alternativa: o método LOC (líquido, óleo, creme). Você aplica um leave-in para hidratar, um óleo para selar e finaliza com um creme para facilitar o penteado.

Cuidados para tomar com cabelos ressecados

Assim, alguns dos cuidados que você deve tomar com o cabelo ressecado são: 

  • Proteja os cabelos das agressões externas: frio, sol, vento, banho de mar ou piscina … Proteja com touca ou lenço por exemplo quando tem muito sol ou vento, lave e faça uma máscara de hidratação após a piscina ou a praia. 
  • Faça um tratamento de reconstrução profunda pelo menos 1 vez ao mês
  • Faça tratamentos hidratantes e nutritivos para superar os cabelos secos
  • Prefira lavar seu cabelo em água fria. 

Maus tratos a evitar

Além disso, alguns dos maus tratos para evitar em seu cabelo ressecado são: 

  • Colorações (limite-as o máximo possível)
  • Escovações com secador e uso da chapinha 
  • Shampoos com sulfatos devem ser evitados sob o risco de eliminar sebo e enfraquecer ainda mais o cabelo

Receitas de hidratação para cabelos ressecados 

Confira algumas receitas caseiras de hidratação que são perfeitas para cabelos ressecados: 

Receita mix de óleos 

  • 2 colheres de sopa de óleo de amêndoa doce
  • 2 colheres de sopa de semente de uva, azeite ou argan
  • 1 gota de óleo essencial de ylang ylang ou alecrim. 

Não hesite em aumentar as quantidades de acordo com o comprimento ou volume do seu cabelo. Aplique a mistura nos cabelos secos de preferência. Em seguida, cubra o cabelo com uma touca de plástico e deixe por pelo menos 30 minutos. Você também pode fazer uma máscara nutritiva.

Máscara de proteína

Misture iogurte grego, óleo vegetal (ou uma mistura de abacate e azeite) e arroz ou proteína de seda. Deixe agir no cabelo por uma hora ou mais.

Receita de hidratação com babosa 

Aqui está um método que permitirá que você tenha um cabelo bem hidratado. Usando um borrifador contendo água mineral, umedeça o cabelo. Em seguida, cubra-os com gel ou suco de babosa de acordo com suas preferências. 

Por fim, aplique um óleo ou manteiga vegetal de sua escolha, para selar a hidratação. Este processo permitirá que você diga adeus aos cabelos secos. 

A frequência de realização dessa receita dependerá das necessidades do seu cabelo. Também, aproveite para fazer uma massagem no couro cabeludo, isso irá reativar a circulação sanguínea e, assim, ainda promover o crescimento do seu cabelo.

Essa rotina é uma base eficaz para restaurar cabelos ressecados, sinta-se à vontade para experimentar vários produtos / métodos para encontrar aqueles que funcionam melhor atendem as necessidades do seu cabelo.

Gostou do artigo sobre hidratação para cabelo ressecado? confira esse outro abaixo:

Hidratação com ovo

Oi cabelovers,

O que você achou deste conteúdo? Me conta nos comentários <3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *