Cabelos cacheados

Hidratação para cabelo cacheado - 7 dicas que você vai amar

Cabelove
Escrito por Cabelove em 14/08/2020
10 min de leitura
Hidratação para cabelo cacheado - 7 dicas que você vai amar

O cabelo cacheado possui uma beleza única, mas está mais sujeito a sofrer de desidratação, por isso que é preciso estar sempre em busca de dicas de hidratação para cabelo cacheado.

Para que os cachos revelem toda sua beleza, certas atenções são essenciais, ainda, quanto mais cacheado for o cabelo, mais difícil será para a secreção natural presente no couro cabeludo se espalhar pelos comprimentos. Por isso, os cabelos crespos e cacheados muitas vezes ficam desidratados, principalmente nas pontas.

Se você tem cabelo cacheado e está sofrendo com a desidratação dos fios, confira abaixo algumas dicas de hidratação para cabelo cacheado e cuidados específicos para isso não ser mais um problema em sua vida. 

A importância da frequência da hidratação para cabelo cacheado  

Pessoas que possuem o cabelo cacheado a crespo precisam entender que fazer um tratamento de vez em quando, ou mesmo uma vez por semana, será o suficiente para lhes garantir lindos cachos por um longo período. E claro que é a decepção quando às vezes no dia seguinte tudo tem que ser refeito.

Os produtos à base de silicones para cabelos cacheados, crespos e afro foram, são conhecidos por apenas “maquiar” a aparência dos fios porque são acusados ​​de não “tratar” realmente os cabelos, mas de serem apenas vernizes cosméticos superficiais, porque o efeito não é  duradouro. 

É certo que sua ação não é durável, mas a dos produtos naturais (como óleo, manteiga ou outros ingredientes alimentares) podem trazer um resultado de hidratação incrível! 

Como hidratar os cabelos cacheados diariamente?

Como todo cabelo, o cacheado precisa de um suprimento de água presente em um produto hidratante para os cabelos. 

Em cada máscara hidratante, deve haver água na lista de ingredientes logo na primeira posição. A água será denominada água ou aqua, já os outros ingredientes irão ajudam a agua a ter uma ação ainda mais hidratante nos fios. 

Entre os ingredientes ativos hidratantes que podem aparecer em um produto:

  • Glicerina vegetal
  • Babosa
  • Mel

Evite surfactantes agressivos

Esta é uma descoberta e tanto, e algo que todas as cacheadas deveriam saber, que é se livrar dos shampoos que têm surfactantes muito agressivos! 

Para localizá-los, é fácil, basta olhar a composição e ler:

  • Lauril Sulfato de Amônio
  • Lauril Sulfato de Sódio
  • Dodecil sulfato de Sódio
  • PEG- 8 lauril éter sulfato

Um surfactante permite tornar solúveis duas fases que não poderiam se misturar no tempo normal, como água e óleo por exemplo. Em um shampoo, o surfactante atua como um agente espumante que permite que a poeira, o excesso de sebo e outras sujeiras sejam removidos.

Se algum desses compostos estiver na lista (geralmente na 2ª ou 3ª posição), troque de xampu e opte por algo mais suave. 

Um surfactante muito agressivo atinge o couro cabeludo, o que é um verdadeiro desastre para os cabelos cacheados, que precisam de manter uma superfície lipídica para se hidratar!

Evite silicones

Outra armadilha em que você não deve cair quando tem cabelos cacheados é a dos silicones. Desta vez, eles são encontrados com mais frequência em condicionadores, produtos desembaraçantes ou produtos para a pele. 

Eles podem ser reconhecidos por sua terminação em” -xano”,” -ano”,” -thicone” ou” -thiconol”.

Os silicones vão revestir a cutícula dos cabelos, o que permite dar a impressão de ter os cabelos muito macios e brilhantes. 

Você conhece aquela sensação agradável e um tanto milagrosa de enxágue? O problema é que, ao contrário do óleo, que desempenham o mesmo papel, elas sufocam as cutículas. É por um condicionador milagroso só funcionam por um tempo!

Receitas caseiras de hidratação para cabelos cacheados 

Para ter cabelos hidratados não é preciso gastar muito, isso porque muito produtos naturais e acessíveis podem fazer um verdadeiro milagre nos seus cachos.

Confira abaixo algumas receitas caseiras de hidratação para cabelos cacheados:

Máscara regeneradora a base de mel

Seu cabelo está sem brilho? Pontas duplas? Antes de cortá-lo, faça uma última tentativa de ressuscitação fazendo esta máscara à base de mel: misture 2 colheres de sopa de azeite com uma colher de chá de mel e o suco de um quarto de limão. 

Aplique a mistura por dez minutos nos cabelos, priorizando o comprimento e áreas danificadas. 

Graças à riqueza de seus componentes, o mel restaurará as fibras capilares danificadas, enquanto o azeite de oliva ajudará a manter seu nível de hidratação. O limão, por outro lado, está aí para devolver o brilho aos cabelos crespos.

Máscara de reestruturação de aloe vera

Conhecido por suas propriedades curativas, o aloe vera ou babosa também é muito eficaz no tratamento de cabelos danificados pela poluição, clima e fontes de calor.

Se você deseja dar um impulso aos seus cabelos cacheados, aqui está uma receita para experimentar e ver uma grande diferença: 

  • Em um recipiente, misture 1 colher de sopa de gel de aloe vera e algumas gotas de óleo essencial de alecrim em um iogurte natural. 
  • Após a aplicação espere meia hora, enxágue a máscara. 

Desde a primeira aplicação você sentirá que o seu cabelo recuperou mais vigor. Claro, não hesite em repetir a receita várias vezes, uma ou duas vezes por semana.

Máscara anti-frizz com óleo de amêndoa doce

Cachos lindos e bem definidos, sim! Diga não ao frizz! O combate aos pequenos fios que se rebelam na superfície dos cabelos cacheados requer atenção constante. 

Para trazer um pouco de disciplina a tudo isso, eis uma receita que pode te ajudar: 

  • Bata um ovo com 4 colheres de sopa de óleo de amêndoa doce até obter uma mistura homogênea. 

O objetivo aqui é aumentar o nível de lipídios na fibra capilar! Aplique a máscara prestando especial atenção às áreas afetadas pelo frizz. 

Enxágue após cerca de trinta minutos e evite secar o cabelo com uma toalha de algodão. Prefira microfibras que absorvem água sem ter que esfregar o couro cabeludo, algo que contribui muito para combater o frizz!

Essas dicas de hidratação para cabelo cacheado irão ajudar você a cuidar dos seus fios da maneira correta, e a deixar seus cachos ainda mais lindos. 

Oi cabelovers,

O que você achou deste conteúdo? Me conta nos comentários <3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *