Hidratação

Hidratação com vinagre de maçã: ótima para o cabelo

Cabelove
Escrito por Cabelove em 14/10/2020
10 min de leitura
Hidratação com vinagre de maçã: ótima para o cabelo

É muito comum usar o vinagre de maçã como aliado para perder peso, mas você sabia que além de perda de peso e benefícios para a saúde, este ingrediente também traz grandes benefícios para o seu cabelo? Pois é a hidratação com vinagre de maçã é um daqueles produtos para os cabelos simples, baratos, mas muito eficazes.

Você só precisa saber como usar corretamente o vinagre de maçã para otimizar seus efeitos, em primeiro lugar, não tenha medo de pesquisar o seu produto, já que nem todo vinagre de maçã é igual. 

Confira abaixo todos os benefícios que o vinagre de maçã tem a oferecer ao seu cabelo, e a forma correta de usar este produto em seu cabelo. 

Os benefícios do vinagre de maçã no cabelo

Você deve saber que hidratação com vinagre de maçã traz muitos benefícios quando usado para o cabelo. Traz brilho, acelera o crescimento dos fios e é anticaspa, mas não é tudo! Confira abaixo todos os seus benefícios. 

Proporciona brilho 

O vinagre de maçã é conhecido por dar brilho aos cabelos, na verdade, ele alisa as cutículas, que formam a fibra capilar, que são assim capazes de refletir a luz.

Além disso, está repleto de minerais e oligoelementos (cálcio, ferro, potássio e magnésio) que nutrem o cabelo.

Talvez você também saiba que o vinagre ajuda a combater o calcário, assim o vinagre de maçã atua da mesma forma no cabelo opaco que recupera o brilho.

Graças às suas diferentes propriedades, o vinagre de maçã deixa os cabelos mais brilhantes, mas também lhes confere uma aparência saudável, vigorosa e cheia. 

Ajuda o cabelo crescer mais rápido

Não é apenas o óleo de rícino que faz o cabelo crescer mais rápido, o vinagre de maçã também acelera o crescimento do cabelo porque estimula a circulação sanguínea. 

Isso fornece os nutrientes necessários às células do folículo piloso e torna a raiz do cabelo mais forte.

Ajuda a combater a caspa 

Você pode usar vinagre de maçã para combater a caspa, a caspa é a descamação da pele, ou seja, pele pequena morta. 

Isso é completamente normal porque o couro cabeludo se renova eliminando as células da superfície da epiderme. Mas às vezes essa produção de caspa pode ser excessiva devido ao estresse, dieta, shampoo com pH muito alto que irrita a pele, etc. 

Além disso, a caspa também pode promover o aparecimento de pequenas bactérias e fungos. De qualquer forma, o vinagre de maçã o ajudará a se livrar dele:

  • No primeiro caso, o vinagre de maçã ajudará o couro cabeludo a produzir menos caspa. Na verdade, o ácido acético de que é composto é próximo ao pH humano quando é diluído em água. Assim, é possível regular o seu nível de pH e, assim, reduzir a produção de sebo. 
  • No segundo, o vinagre de maçã atua como um antibacteriano. Este mesmo ácido acético tem efeito desinfetante porque é antibacteriano e antifúngico. Assim, será possível eliminar as bactérias e fungos que proliferam, mas também combate o seu aparecimento.

Ajuda a diminuir o frizz

Se você abusou do seu cabelo por meio de tratamentos, coloração ou secagem excessiva, seu cabelo pode criar frizz porque as cutículas estão enroladas. 

O vinagre de maçã reduz sua aparência porque é especialmente adequado para reparar fibras muito danificadas.

Ajuda a combater a oleosidade dos cabelos 

Graças, novamente, à acidez que o compõe (lembre-se da seção sobre caspa), o vinagre de maçã purifica os cabelos. 

Ele limpa o cabelo em profundidade e permite se livrar de impurezas e várias gorduras acumuladas na linha fina, tais como produtos de cabelo, transpiração ou mesmo pequenas partículas devido à poluição. Assim, torna-os mais saudáveis, menos pesados ​​e anula o efeito do ” cabelo oleoso”.

Desembaraça o cabelo e evita pontas duplas

Nós no seu cabelo? Novamente, o vinagre de maçã é o seu produto milagroso, ele atua como uma ótima alternativa ao condicionador, e com menor custo. 

Amacia a cutícula do cabelo fechando as escamas, tornando o cabelo mais macio e permitindo que os nós deslizem por toda a fibra. Isso torna o seu desembaraço ainda mais fácil! Ao reduzir os nós, também limita a quebra do cabelo, responsável por pontas duplas feias.

Como usar vinagre de maçã para fazer hidratação no cabelo? 

Aqui está a técnica passo a passo para usar vinagre de maçã corretamente em seu cabelo para deixar seu cabelo lindo. 

Para que seja o mais eficaz possível em seu cabelo, recomendamos que você aplique como uma máscara antes de lavá-lo, duas vezes por uma semana, ou mais dependendo do ritmo de seus shampoos:

  • Misture 100ml de vinagre em 500ml de água morna,
  • Aplique a máscara de vinagre de maçã no cabelo já molhado, esfregando levemente as raízes para se certificar de que está distribuída uniformemente por toda a superfície,
  • Enrole o cabelo com uma toalha úmida e quente,
  • Deixe por apenas 15 minutos,
  • Lave e enxágue o cabelo em água fria, o que ajuda a firmar a escama do cabelo,
  • E agora não faça nada! Deixe seu cabelo secar ao ar para que o resultado seja ainda mais visível.

Se o cheiro te incomodar, você pode adicionar algumas gotas de óleos essenciais à sua preparação. Não se preocupe, o cheiro irá desaparecer rápida e completamente quando o cabelo ficar seco novamente.

Existe outra variação desta técnica, se você tem pouco tempo ou não quer deixar a máscara por tanto tempo, também pode usar vinagre de maçã durante o enxágue. 

Basta colocar um pouco de vinagre em todo o cabelo, na segunda etapa, logo após a lavagem. Você pode então terminar o enxágue desta forma ou enxágue o vinagre, novamente com água fria de preferência. 

Então, como na técnica principal, você deixa o cabelo secar livremente para obter mais resultados. Você certamente perceberá que esta técnica não é muito difícil. Pense nisso ao lavar o cabelo.

Como você pode ver o vinagre de maçã é muito simples e fácil de usar, além de ser um produto fácil de ser encontrado e muito acessível, que traz resultados incríveis para o cabelo. 

Conheça também

Gostou desse meu artigo de “hidratação com vinagre de maçã?” Espero que sim, no nosso site temos muito conteúdo sobre cabelo vou deixar o link de mais um ótimo artigo:

Hidratação para cabelos ressecados

Oi cabelovers,

O que você achou deste conteúdo? Me conta nos comentários <3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *