Hidratação

Hidratação com quiabo: Conheça os nutrientes.

Cabelove
Escrito por Cabelove em 14/10/2020
10 min de leitura
Hidratação com quiabo: Conheça os nutrientes.

Hidratação com quiabo? você conheceu quiabo na cozinha, cuidado, mas você sabia que ele pode ser usado nos cabelos? Também chamado de hibiscus esculentus pelos cientistas, o quiabo é um alimento básico da culinária brasileira. 

Esse alimento também é amplamente consumido no Oriente Médio, Índia e América do Sul. Se o quiabo é excelente para a saúde, graças aos níveis de antioxidantes, vitaminas e minerais que fornece, talvez seja hora de considerar usar esse vegetal de forma diferente. 

Sim, você que gosta de cuidar dos seus cabelos, o quiabo pode se tornar seu novo aliado! Confira abaixo todos os benefícios que este vegetal pode proporcionar ao seu cabelo. 

Os nutrientes presentes na hidratação com quiabo 

Conheça todos os nutrientes que estão presentes em uma hidratação capilar com quiabo:

Manganês

O quiabo cru e cozido é uma excelente fonte de manganês, um antioxidante. Os antioxidantes são compostos que protegem as células do corpo, e do cabelo, dos danos causados ​​pelos radicais livres, que por sua vez promovem o envelhecimento.

Vitamina K

A vitamina K é necessária para a fabricação de proteínas que participam na coagulação do sangue, tanto na sua estimulação como na sua inibição. Ele também desempenha um papel na formação dos ossos.

Cálcio

De longe um dos minerais mais abundante no corpo humano.

Magnésio

O quiabo cru e quiabo cozido são fontes de magnésio. O magnésio está envolvido no desenvolvimento ósseo, na construção de proteínas, na ação de enzimas, na contração muscular, nos dentes saudáveis ​​e no funcionamento do sistema imunológico. 

Ele também desempenha um papel no metabolismo da energia e na transmissão dos impulsos nervosos.

Ferro

Todas as células do corpo contêm ferro, este mineral é essencial para o transporte de oxigênio e a formação de glóbulos vermelhos no sangue. Ele também desempenha um papel na produção de novas células, hormônios e neurotransmissores.

Cobre

Como constituinte de várias enzimas, o cobre é necessário para a formação da hemoglobina e do colágeno, proteína utilizada para a estrutura e reparação dos tecidos, no corpo. Várias enzimas contendo cobre também ajudam na defesa do corpo contra os radicais livres.

Vitamina B2

também conhecida como riboflavina, como a vitamina B1, ela desempenha um papel no metabolismo energético de todas as células. Além disso, auxilia no crescimento e reparação dos tecidos, na produção de hormônios e na formação de glóbulos vermelhos.

Vitamina B9

Esta vitamina participa na fabricação de todas as células do corpo, incluindo os glóbulos vermelhos. 

Desempenha um papel essencial na produção de material genético (DNA, RNA), no funcionamento do sistema nervoso e do sistema imunológico, bem como na cicatrização de feridas e feridas. 

É necessária para a produção de novas células e, bom saber, o consumo adequado de vitamina B9 é essencial durante os períodos de crescimento e para o desenvolvimento do feto.

Vitamina C

O papel que a vitamina C desempenha no corpo vai além de suas propriedades antioxidantes. Ela protege contra infecções, promove a absorção do ferro contido nas plantas e acelera a cicatrização.

A máscara capilar de quiabo

Como máscara, o quiabo hidrata, suaviza, estimula o crescimento e evita a queda de cabelo, tudo o que você precisa é de 3 quiabo fresco, água e filme plástico. Se você tiver mais cabelo, acrescente mais quiabo.

A preparação é simples e leva no máximo 20 minutos, você corta o quiabo em fatias e depois mergulha na panela com água. Você coloca o máximo de água necessário para manter a lateral mais ou menos grossa. Ou seja, quanto mais você quer que fique pegajoso, menos água você coloca. 

Enquanto a mistura cozinha, mexa regularmente até obter a quantidade e a espessura desejadas. Depois de terminar, filtre tudo com um chinês e colete a decocção que você deixou esfriar ao ar livre.

Agora você pode aplicar a máscara em seu cabelo limpo ou com ele sujo, você notará que seu cabelo se desembaraça facilmente e seus cachos ganham forma e mais definição.  Uma vez feito esse desembaraço, você pode colocar um plástico filme em todo o cabelo. 

Você pode deixar a mistura por 30 minutos em seu cabelo, quando os 30 minutos tiverem passado, você pode remover o plástico filme. Você pode enxaguar o cabelo com água e admirar o resultado. 

Outras formas de usar o gel de quiabo no cabelo

Podemos fazer muitas coisas boas com este gel para nossos cabelos crespos. Além disso, o gel de quiabo contém vitaminas que são muito populares para o cabelo e sua textura pegajosa confere-lhe uma vantagem quando usado em cabelos crespos. Confira abaixo as diferentes formas que você pode aplicar a “baba” do quiabo no cabelo:

Desembaraçar

Antes ou depois do shampoo, você decide. Você pode usar o gel de quiabo para desembaraçar e livrar os cabelos crespos dos emaranhados. 

Não se preocupe, o gel do quiabo sai com facilidade, mas também não coloque uma tonelada disso, a menos que você queira deixar um pouco no cabelo. Em seguida, você pode dividir o cabelo em mechas para que não se emaranhe novamente.

Máscara / Condicionador Hidratante

Sim, você pode usar gel de quiabo como máscara hidratante, e não apenas sozinho. Adicione à sua máscara caseira umectante (ureia, glicerina, mel, etc.), agentes hidratantes e nutritivos (banana, abacate, gel de aloe vera, etc.). Quanto mais a máscara também se desembaraçará.

Penteado com gel de quiabo no cabelo

Com o gel de quiabo você pode ter uma infinidade de penteados, tudo o que você precisa é um pouco de imaginação! Você pode usar para torções, tranças ou até mesmo para um coque e ajudar a desembaraçar os cabelos, ter cachos mais definidos e uma melhor definição; 

Você também pode usá-lo para fazer um coque bem grande, ou qualquer outro penteado que exija que apliquemos os cabelos ou que os controlemos.

O gel de quiabo pode ser usado sozinho ou com complementes para fazer a hidratação no cabelo, o mais importante é saber apenas do que o seu cabelo precisa, para fazer uma hidratação que melhor atenda as suas necessidades.

Gostou do artigo? confira esse aqui também:

Progressiva estraga o cabelo?

Oi cabelovers,

O que você achou deste conteúdo? Me conta nos comentários <3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *