Hidratação

Hidratação com ovo: Os benefícios da hidratação com ovo

Cabelove
Escrito por Cabelove em 14/10/2020
10 min de leitura
Hidratação com ovo: Os benefícios da hidratação com ovo

Hidratação com ovo? você provavelmente está mais acostumado a consumi-lo cozido ou frito, ao invés de passa-lo no cabelo. Usado como ingrediente cosmético, o ovo pode fazer maravilhas, desde que você o escolha orgânico! 

Hidratante, ultra nutritivo para os cabelos e rico em vitaminas e sais minerais, o ovo é utilizado há centenas de anos por mulheres em todo o mundo. 

Confira abaixo os benefícios de usar o ovo na hidratação do seu cabelo e algumas receitas para você se inspirar.

Muitas virtudes cosméticas

Rico em proteínas, ferro, zinco e colina, o ovo é muito saudável ​​quando consumidos regularmente. Bem imagine, é o mesmo para o seu cabelo!

Como máscara, tratamento ou mesmo xampu, o ovo proporciona nutrição e hidratação intensa:

Muito econômico e fácil de encontrar, este ingrediente milagroso é frequentemente usado em cosméticos convencionais para:

  • Nutrir a fibra capilar
  • Acelere o crescimento do cabelo
  • elimina as pontas duplas

Aqui estão todos os benefícios dos ovos para o seu cabelo:

Acelera o crescimento do cabelo

O ovo é uma fonte abundante de proteínas e nutrientes que servem de “alimento para os cabelos”. Esses nutrientes ajudam a aumentar a velocidade de crescimento do cabelo, promovendo um crescimento mais saudável, porque é mais bem nutrido.

Diminui a queda de cabelo

Os nutrientes também ajudam a conter a queda de cabelo, estimulando e nutrindo o couro cabeludo, fortalecendo assim a linha do cabelo.

Melhore a elasticidade do cabelo

A gema de ovo é rica em luteína, que ajuda a hidratar os cabelos e melhorar a elasticidade.

Quebra

A luteína presente na gema do ovo também ajuda a curar os cabelos quebradiços, reduzir a quebra e pontas duplas, melhorando a textura do cabelo, que é mais sedoso.

Aumenta o brilho

As proteínas encontradas na clara do ovo ajudam a nutrir o cabelo e deixá-lo brilhante.

Repare o dano

Como o cabelo é 70% de proteína, a proteína dos ovos ajuda a preencher as lacunas de queratina danificadas na estrutura do cabelo, tornando-o menos opaco e mais resistente.

Ovo no cabelo? Qual parte devo usar?

Se você está procurando qual parte do ovo é mais benéfica para o seu cabelo, deve considerar o seu tipo de cabelo. 

Mulheres com cabelos oleosos preferem usar a clara, enquanto mulheres com cabelos secos preferem usar a gema. Aqui está o porquê:

Clara

A clara de um ovo é a fonte mais rica de proteína. Ele também contém sais minerais como magnésio, niacina, potássio e sódio, que ajudam o cabelo a crescer saudável. 

Quem tem cabelos oleosos pode preferir usar apenas a clara do ovo em suas hidratações, pois ajuda a controlar a oleosidade enquanto nutre o cabelo. A clara não condiciona o seu cabelo tanto quanto a gema.

Gema

A gema do ovo também é rica em proteínas (mas um pouco menos do que a clara) e é uma fonte abundante de vitaminas B e ácido fólico, muitas vezes referido como “alimento para o cabelo”. 

O teor de gordura da gema a torna um excelente ingrediente condicionador para hidratar profundamente a fibra capilar, por isso é muito utilizada por pessoas com cabelos secos.

Ovo inteiro

Claras e gemas são ricas fontes de proteína; entretanto, a clara é mais nutritivo. Usar o ovo inteiro permite que seu cabelo experimente os benefícios combinados da clara e da gema. Ideal para mulheres com cabelo normal ou misto.

Mascaras capilares com ovo

Como você viu acima, o ovo é rico em enxofre, biotina e proteínas, por isso, contêm todos os ingredientes necessários para ajudá-lo a fortalecer o seu cabelo.

Existem muitos condicionadores e mascaras de tratamento no mercado que afirmam ser capazes de deixar o cabelo mais forte e menos quebradiço, mas os produtos químicos neles contidos nem sempre são bons para o nosso cabelo ou para o planeta.

Você pode fazer uma máscara de ovo básica, mas os efeitos positivos dos ovos podem ser aumentados adicionando alguns ingredientes muito simples à máscara. 

Aqui estão algumas receitas muito fácil que o ajudará você a restaurar a força do seu cabelo:

Shampoo suave

  • Um ovo inteiro
  • 5 gotas de óleo essencial de sua escolha (cabelo oleoso: limão / estimular o crescimento: hortelã-pimenta)

Se você tem cabelo seco, use apenas a gema!

Aplique nos cabelos molhados e massageie por alguns minutos e depois enxágue com água morna para evitar que o ovo cozinhe e deixe secar.

Uma máscara de ovo reparadora para cabelos danificados

As proteínas e gorduras boas contidas no ovo conferem-lhe propriedades nutritivas e reparadoras excepcionais. Fortalece até os cabelos mais danificados, ao mesmo tempo em que restaura o brilho e a maciez. 

Se o seu cabelo sofreu alisamento ou coloração repetidas vezes, você apreciará a eficácia de ingredientes simples. 

Para fazer uma máscara 100% natural com ingredientes que inevitavelmente encontrará na sua cozinha, bastará duas gemas e uma colher de sopa de azeite. 

Misture as duas gemas com o azeite até obter um preparo homogêneo, aplique suavemente esta máscara nos cabelos molhados, insistindo nas pontas, depois deixe por 15 minutos.

Termine com um shampoo suave e enxágue completo, seu cabelo deve recuperar vigor e brilho.

Uma máscara de ovo hidratante para cabelos opacos

Para um cabelo ser saudável, ele precisa de nutrição, mas também de hidratação, com a proteína e a gordura que contém, o ovo é um excelente ingrediente nutritivo. 

Para restaurar o brilho aos cabelos opacos e desidratados, você pode combiná-lo com um simples iogurte natural. 

Fermentos lácticos são de fato reconhecidos por sua ação hidratante, eles amaciam o cabelo e reequilibravam o couro cabeludo. 

Para aproveitar todos esses benefícios, basta misturar iogurte natural com um ovo, quando o preparo estiver homogêneo e cremoso, aplique nos cabelos úmidos e deixe agir por cerca de 20 minutos. 

Tenha cuidado para não deixar o iogurte por muito tempo! Finalize com um enxágue com água limpa, seguido de um xampu suave. Seu cabelo deve ter recuperado toda a flexibilidade!

Como você pode ver a hidratação com ovo tem muitos benefícios a oferecer a saúde do seu cabelo, além de ser muito simples e fácil de fazer.

Gostou do artigo? confira esse aqui também:

Hidratação para crescer o cabelo

Oi cabelovers,

O que você achou deste conteúdo? Me conta nos comentários <3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *