Hidratação

Hidratação com mel: 8 benefícios do mel para o cabelo

Cabelove
Escrito por Cabelove em 03/09/2020
10 min de leitura
Hidratação com mel: 8 benefícios do mel para o cabelo

Nosso cabelo está regularmente sujeito a muitas agressões externas, com a poluição, o frio ou o sol, eles se tornam muito mais frágeis e danificados com o tempo, perdendo sua vitalidade e brilho. Por isso a hidratação com mel pode ajudar.

O mel,  possui propriedades hidratantes, purificantes e nutritivas, assim rapidamente se tornará seu aliado essencial para recuperar cabelos radiantes e um couro cabeludo saudável.

Os benefícios da hidratação com mel nos cabelos são numerosos e conhecidos há muito tempo, sendo adequados para todos os tipos de cabelo. Conheça abaixo os 8 benefícios mais impressionantes do mel abaixo.

O mel é seguro para o cabelo?

Absolutamente! É totalmente natural e repleto de antioxidantes benéficos para você que ajudam a manter o cabelo saudável. No entanto, não é recomendado colocar mel puro diretamente nos fios. É super pegajoso, dificultando o enxágue. Sempre misture com outro ingrediente primeiro.

O mel e seus muitos benefícios

Este “néctar dos deuses” é cheio de virtudes para a pele e também para os cabelos. As suas propriedades cicatrizantes e antissépticas já foram demonstradas graças à sua riqueza em minerais, oligoelementos, vitaminas e aminoácidos. 

E o mel não para por aí: também é muito hidratante (graças ao seu teor de açúcar), purificante, regenerador e antibiótico. 

Por outro lado, não podemos escolher qualquer mel: o mel puro é super nutriente e fortificante para os cabelos, enquanto o mel de lavanda é mais indicado para couro cabeludo irritado e descamado. Já o mel de tomilho é capaz de estimular o crescimento do cabelo.

Conheça abaixo mais benefícios do mel para o cabelo:

  1. Mel é um umectante

O mel atrai e ajuda a manter a umidade do cabelo, ajudando a reter as moléculas de água no ar. Ainda mais quem possui cabelos cacheados, está constantemente tentando hidratar os cabelos e combater os cabelos secos. 

O mel ajuda a repor a umidade perdida e também ajuda a fundir vitaminas e minerais em nossos fios de cabelo, mantendo-o saudável e forte.

  1. Mel é um emoliente

Os emolientes são incríveis para alisar e amaciar o cabelo, assim o mel ajuda a suavizar a camada externa da cutícula do cabelo, o que ajuda o cabelo a ter uma aparência mais brilhante.

  1. O mel é antibacteriano

O mel também é fantástico para tratar problemas no couro cabeludo. O mel tem propriedades enzimáticas e também antioxidantes que auxiliam no tratamento de couro cabeludo seco e com coceira, caspa e até dermatite. O mel também esfolia o couro cabeludo e ajuda a combater a irritação.

  1. O mel ajuda a prevenir pontas duplas

Ninguém gosta de pontas duplas, assim um bom remédio é aplicar um pouco de mel misturado com nosso óleo de menta e amêndoa nas pontas. Isso ajudará a evitar pontas duplas e a manter as pontas do cabelo fortes.

  1. O mel ajuda a suavizar o cabelo

Você está querendo amaciar seu cabelo? O mel é usado em muitos produtos para o cabelo para ajudar a hidratar e atrair água para a haste do cabelo. Também ajuda a restaurar a umidade e, como o mel é um emoliente, ajuda a amaciar o cabelo.

Máscara de hidratação profunda para cabelos secos

Seu cabelo fica seco, sem brilho, você perde ou quebra com facilidade, tem que cuidar dele alimentando.

O mel é conhecido pelas suas propriedades curativas e regeneradoras, assim aplicar mel no cabelo ajudará a cuidar do couro cabeludo.

Para uma cura intensa, combine com os efeitos do ovo, mel e abacate, que nutrirão profundamente os seus cabelos.

Para obter o cuidado ideal para seus cabelos secos, descubra nossa receita de mel para cabelos.

Misturar:

  • 2 colheres de sopa de mel líquido
  • 1 colher de sopa de azeite ou óleo de argan
  • 1 gema de ovo
  • 1 meio abacate amassado
  • o suco de meio limão

Aplique este tratamento em todo o cabelo e massajar.
Deixe por 45 minutos e depois lave o cabelo.

A aplicação semanal de uma máscara capilar de mel terá benefícios reparadores na fibra capilar.

Sua ação permitirá que você tenha cabelos lindos e recupere todo o seu brilho. Eles serão mais suaves, cheios de vigor e essas máscaras também ajudarão a remover qualquer coceira ou caspa.

Purificar o cabelo oleoso

O excesso de sebo no couro cabeludo é a causa dos cabelos oleosos. Na verdade, se for produzido naturalmente para proteger a fibra capilar, em algumas pessoas a produção é muito alta. Seu cabelo, então, tende a ficar oleoso mais rapidamente.

O segundo efeito do mel no cabelo é a limpeza do couro cabeludo, graças às suas virtudes purificadoras, o mel purifica o couro cabeludo e evita que o cabelo volte a engordurar muito rapidamente.

Para fazer uma máscara purificadora de mel, misture:

  • 1 colher de sopa de mel líquido
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 clara de ovo
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã

Aplique este tratamento em todo o cabelo e massageie o couro cabeludo por 5 minutos. Deixe por 40 a 50 minutos e lave o cabelo.

Repetir todas as semanas para purificar profundamente os cabelos e aproveitar ao máximo os benefícios da máscara capilar de mel.

  1. Fortalece os folículos capilares

O mel também fortalece os folículos capilares, isso evita que o cabelo caia para que você possa finalmente obter o comprimento que está trabalhando.

  1. Destaca a cor do seu cabelo

O mel contém a enzima glicose oxidase, que quando você a deixa no cabelo por um longo período de tempo, a enzima libera lentamente peróxido de hidrogênio, que clareia naturalmente o cabelo. 

  1. Minimiza impurezas

O mel não apenas fortalece o folículo capilar, mas também limpa todas as impurezas deles. Por que esta é uma boa combinação? Quando as impurezas se acumulam nos folículos capilares, isso pode fazer com que eles fiquem entupidos e o cabelo caia.

Concluindo 

O mel é um ótimo produto natural para o cabelo que pode ser usado sozinho ou incorporado em outros tratamentos naturais para o cabelo.

Considere adicionar mel orgânico não tratado à sua rotina diária para um cabelo mais saudável e vibrante.


Agora que você já aprendeu tudo sobre a hidratação com mel que tal aprendeu um pouco sobre a hidratação com óleo de rícino?

Espero que tenha gostado das dicas para hidratação com mel, brigado e até o proximismo artigo.

Oi cabelovers,

O que você achou deste conteúdo? Me conta nos comentários <3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *