Hidratação

Hidratação com glicerina: Conheça os benefícios para o cabelo!

Cabelove
Escrito por Cabelove em 05/09/2020
10 min de leitura
Hidratação com glicerina: Conheça os benefícios para o cabelo!

Seu cabelo está particularmente seco e danificado, e você está procurando uma solução natural para hidratá-lo e fortalecê-lo. Você já pensou em usar a glicerina vegetal? Pronta para aprender como fazer hidratação com glicerina?

Esta substância um tanto viscosa é um excelente hidratante que pode ser usado na maioria dos produtos para o cabelo.

Abaixo explicaremos tudo o que há para saber sobre glicerina vegetal e algumas dicas de como usar esse produto tão beneficio para o nosso cabelo. 

O que é glicerina vegetal?

A glicerina, pode ser encontrada na maioria dos produtos cosméticos ou para os cabelos, mas também em medicamentos, às vezes em alimentos ou mesmo em produtos anticongelantes.

A glicerina é um hidratante e umectante, ou seja, retém a umidade do ar. Usado sozinho, não é de grande interesse para os cabelos, pois absorve a umidade e seca o material.

Por outro lado, associado a outro ingrediente, revela todas as suas vantagens: ajuda a reter água na pele e nos cabelos e, consequentemente, hidrata-os.

A glicerina pode ser de origem animal, vegetal ou sintética, quando é de origem animal, é um derivado das gorduras animais. A glicerina sintética é feita de petróleo.

Glicerina vegetal, ou glicerina natural, é obtida por meio de uma reação de saponificação, ou seja, a mistura de uma substância gordurosa com o refrigerante. Obtém-se então um sabão e uma glicerina.

Quando a substância gordurosa em questão é um óleo vegetal, como o óleo de coco, óleo de palma ou azeite, dizemos que a glicerina produzida é vegetal.

Os benefícios da glicerina para o cabelo

A glicerina pode ser usada para hidratar profundamente o cabelo, combater o ressecamento e os danos ao cabelo muito mais rápido.

Aqui estão os detalhes de cada um com os benefícios da glicerina para os cabelos:

  • A glicerina é boa para cabelos secos porque tem a capacidade de atrair a umidade e retê-la nas fibras capilares, protegendo-as contra danos de contaminantes externos. Graças ao seu uso, é possível hidratar as partes mais secas dos cabelos.
  • Por ser tão hidratante e emoliente, atua como um perfeito reparador e condicionador natural para os cabelos, dando às fibras capilares maior maciez e deixando os cabelos muito mais sedosos, bonitos e brilhantes.
  • Ajuda a combater problemas como pontas duplas, o que promove um crescimento mais rápido e saudável do cabelo.
  • Outro grande benefício da glicerina para os cabelos é que ajuda a eliminar o frizz e facilita a modelagem, o que torna os cabelos muito mais disciplinados.
  • Ele combate eficazmente a desidratação do couro cabeludo e pode ajudar a prevenir a rigidez e coceira que podem ocorrer nesta área quando está seca.

Quais são as desvantagens da glicerina vegetal?

A glicerina vegetal não pode ser utilizada por todos: um ambiente muito úmido ou, ao contrário, muito seco poderia influenciar a ação desse produto, que teria efeito contrário ao pretendido.

Da mesma forma, usar glicerina em cabelos muito cacheados pode torná-los esponjosos. Os efeitos hidratantes da glicerina no cabelo são significativos. No entanto, alguns usuários percebem que se deixarem de usar este produto após algum tempo, o cabelo tende a secar novamente muito rapidamente.

Como usar a glicerina vegetal no meu cabelo?

As possibilidades dos cosméticos caseiros à base de glicerina vegetal são muito numerosas. Aqui estão alguns deles: eles são fáceis de fazer, baratos e você pode facilmente encaixá-los em sua rotina capilar semanal ou diária.

Spray hidratante com glicerina vegetal

O spray hidratante é muito fácil de fazer, mas também muito fácil de se integrar na rotina do cabelo.

Basta borrifar algumas pressões no cabelo todas as manhãs para hidratá-lo profundamente. Você também pode aplicar uma quantidade maior à noite, antes de ir para a cama, para dar tempo ao seu cabelo de absorver o tratamento.

Para a receita básica do spray hidratante, você precisará de 70ml de água mineral 20ml de gel de aloe vera e 10ml de glicerina vegetal.

Shampoo suave com glicerina vegetal

O shampoo caseiro é muito fácil de fazer. A integração da glicerina natural no seu preparo permite, como você bem entendeu, deixar o shampoo mais hidratante e assim melhorar a saúde dos seus cabelos.

Para fazer este shampoo suave, você precisará de uma base de lavagem; você pode encontrá-lo na forma líquida ou na forma de sabonete para infusão.

Misture 80ml desta base com 10ml de glicerina vegetal. Você também pode adicionar cerca de 10ml de vinagre de maçã, que tem a vantagem de fazer os cabelos brilharem.

Saiba também que você pode adicionar alguns mililitros de glicerina vegetal ao seu shampoo que você usa em seu dia a dia, ou mesmo ao seu condicionador ou máscara, para aumentar suas propriedades hidratantes.

Máscara de hidratação intensa com glicerina vegetal

Uma máscara hidratante é uma excelente solução para cabelos secos, danificados ou quebradiços. Você pode facilmente fazer sua máscara nutritiva incorporando glicerina vegetal.

A primeira dica é uma máscara com propriedades umectantes e regeneradoras do mel e do azeite.

Misture uma colher de sopa de glicerina vegetal, uma colher de sopa de mel e uma colher de azeite em uma tigela até obter uma consistência homogênea.

Distribua a mistura uniformemente sobre as raízes e o comprimento e deixe por 20 minutos antes de enxaguar. Esta máscara pode ser aplicada duas a três vezes por semana para resultados ideais.

Uma segunda máscara super fácil de fazer é uma máscara com glicerina e babosa. Esta substância natural é especialmente recomendada para combater a queda de cabelo.

Basta misturar 1 colher de sopa de glicerina e 4 colheres de sopa de gel de aloe vera. Distribua a mistura pelos cabelos, insistindo nas partes mais secas ou danificadas. Deixe por 20 minutos e depois enxágue com água fria.

Conclusão sobre a glicerina vegetal 

Se você tem cabelos muito secos e está procurando uma solução barata e fácil de aplicar para devolver o brilho e o brilho aos seus cabelos, a glicerina vegetal é para você. 

Ao misturá-lo com outros produtos naturais, em muito pouco tempo você encontrará cabelos macios e facilmente domados.

No entanto, tome cuidado para não usar glicerina vegetal em cabelos cacheados ou em ambientes muito secos ou muito úmidos: seus efeitos positivos podem se transformar em um desastre para o cabelo.

Agora que você já aprendeu sobre hidratação com glicerina que tal aprender um pouco sobre hidratação com café?

Hidratação com café

Muito obrigado por ler nosso artigo sobre hidratação com glicerina, beijos e até a próxima.

Oi cabelovers,

O que você achou deste conteúdo? Me conta nos comentários <3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *