Hidratação

Hidratação com gelatina: aprenda a usar a gelatina no cabelo

Cabelove
Escrito por Cabelove em 03/09/2020
10 min de leitura
Hidratação com gelatina: aprenda a usar a gelatina no cabelo

Feito a partir de peles de animais, ossos e cartilagem, a gelatina é uma substância incolor e inodora, geralmente usada para solidificar ingredientes na culinária. Pronta para aprender sobre hidratação com gelatina?

Mas, graças à sua fórmula, ela também é um ingrediente formidável para hidratar os seus cabelos. É por isso que está aparecendo cada vez com mais frequência em composições para cuidados com os cabelos. 

Quer aprender a usar a hidratação com gelatina no cabelo? Confira abaixo algumas dicas e os benefícios que esse ingrediente pode trazer para a saúde do seu cabelo. 

Gelatina: um concentrado de proteínas

Entre as suas inúmeras vantagens para os cabelos, a gelatina destaca-se principalmente pelo seu alto teor de proteínas e em particular o colágeno: uma proteína essencial para a boa saúde da fibra capilar, que garante a força e resistência desta. 

Além disso, esta substância translúcida também é enriquecida com aminoácidos, o que ajuda a reestruturar, fortalecer e proteger os comprimentos contra as agressões externas (clima, poluição …). 

Por essas razões, a gelatina é principalmente recomendada para cabelos opacos, cansados, secos e danificados.

Para usar gelatina em seu ritual de cuidado com o cabelo, aconselhamos usar uma versão em pó, já que é mais fácil de manusear). 

Os benefícios da gelatina para o cabelo

O cabelo costuma ficar seco, quebradiço ou danificado por fatores como sol, cor do cabelo, aquecedores e secadores de cabelo, água do mar, cloro de piscinas ou apenas a escolha errada de xampu ou condicionador. xampu. Nestes casos, a gelatina é excelente ajuda para reparar o cabelo e torná-lo mais forte, saudável e brilhante.

Quando os ossos e a pele de alguns animais fervem, é liberado desses tecidos colágeno, elemento muito presente no corpo. Além do cabelo, também é encontrado nos tendões, ligamentos ou músculos. 

Com a idade, a quantidade de colágeno no corpo diminui, por isso é essencial complementá-lo com produtos específicos para cada parte do corpo. Portanto, os benefícios do colágeno e, portanto, da gelatina no cabelo são óbvios: quanto mais você tem, mais bonito e saudável seu cabelo ficará.

Outros benefícios da gelatina para o cabelo incluem: 

Rica em colágeno

assim como quando usado na pele, o colágeno ajuda a restaurar a elasticidade do cabelo e reter água, além de tornar o cabelo mais forte e macio. Isso porque o colágeno vai muito bem pelo cabelo e o rejuvenesce.

Rico em açúcar 

O açúcar presente na gelatina sela as cutículas dos cabelos, deixando-as brilhantes e protegendo-as de agressores externos como clima, poluição, água salgada e produtos químicos.

O alto poder de absorção da gelatina facilita sua penetração nas fibras capilares. É rico em proteína animal e, ao ser hidrolisado, ganha uma molécula de água. Isso o torna solúvel em água, por isso penetra na fibra capilar, tornando-o hidratado e elástico.

Rica em aminoácidos 

A gelatina é composta por uma série de aminoácidos com propriedades hidratantes, como a prolina e a glicina, que também tornam a pele elástica. Esses mesmos nutrientes também criam uma camada protetora ao redor do cabelo, mantendo-o hidratado por mais tempo.

Muitas mulheres também usam gelatina para reconstrução do cabelo, mas ele não pode restaurar a massa da fibra capilar por conta própria. Vai precisar da ajuda de queratina líquida. A seguir, você aprenderá a usar gelatina no cabelo para torná-lo hidratado.

Como usar gelatina no cabelo

Existem muitas opções no mercado para cuidar dos cabelos, mas poucas são tão eficazes quanto a gelatina. 

Este produto vem dos ossos e da pele de animais como vacas e porcos, por isso libera colágeno que é um ótimo produto para pele e cabelo. 

A gelatina pode ser ingerida na forma de alimento ou aplicada diretamente nos cabelos, confira abaixo como fazer isso: 

Gelatina para reparar o cabelo 

Uma das coisas que você pode fazer com a gelatina é reparar o couro cabeludo. Para isso, você precisa dos seguintes ingredientes:

  • 1 colher de chá de gelatina sem sabor em pó
  • 1 xícara de água quente
  • 4 ou 5 gotas de óleo essencial de alecrim

Primeiro misture a gelatina com água quente e deixe descansar por alguns minutos. Adicione algumas gotas de óleo de alecrim e deixe a mistura na geladeira por cerca de 4 horas. Após esse período, o produto terá a consistência de gelatina e estará pronto para ser aplicado nos cabelos.

Este produto pode ser utilizado como máscara, mas também como os gel, assim, você poderá usar o penteado que desejar enquanto hidrata os cabelos com proteínas de gelatina. 

Para hidratar o cabelo 

Os benefícios da babosa na pele e no cabelo são bem conhecidos por diminuir a quantidade de sebo, reduzir a alopecia ou a calvície feminina e também prevenir a queda de cabelo. Portanto, para fazer uma máscara de babosa e gelatina, você precisa:

  • 1 xícara de água quente
  • 1 colher de chá de gelatina sem sabor em pó
  • 1 colher de sopa de babosa

Esta máscara deve ser feita após a lavagem do cabelo. É aplicado da raiz às pontas e deixa por 10 minutos. Lave o cabelo e pronto! Você pode repetir isso duas ou três vezes por mês, mas não mais.

Assim, poderá desfrutar de cabelos que não quebram mais, por isso é ideal para quem quer ter cabelos compridos.

Dicas e cuidado ao usar a gelatina no cabelo 

Quando se trata de proteína e cabelo, você pode obter muito de uma coisa boa. O cabelo saudável é forte e flexível, mas o cabelo que tem muita proteína endurece, perde a flexibilidade e começa a quebrar.

Por outro lado, cabelos frágeis também podem se quebrar, o truque é encontrar um equilíbrio entre os dois. 

Se você achar que seu cabelo está duro ou ressecado após o tratamento, enxágue suavemente o cabelo novamente para se certificar de que todo o excesso foi removido, depois passe condicionador ou vinagre de maçã diluído e enxágue novamente. 

Então, da próxima vez que você fizer um tratamento, use cerca de metade da quantidade de gelatina que você usou antes.

Experimente quanto você precisa, cabelo mais curto pode precisar apenas da metade do que a receita pede, enquanto cabelos muito longos e grossos podem precisar de mais.

Uma coisa é certa, a gelatina pode ser uma poderosa aliada para você recuperar a saúde do seu cabelo.


Agora que você já aprendeu bastante sobre hidratação com gelatina que tal aprender um pouco sobre hidratação com maionese?

Obrigada por ler nosso artigo sobre hidratação com gelatina, beijo e ate o próximo artigo.

Oi cabelovers,

O que você achou deste conteúdo? Me conta nos comentários <3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *