Hidratação

Hidratação com café: Conheça os benefícios do café para o cabelo

Cabelove
Escrito por Cabelove em 04/09/2020
10 min de leitura
Hidratação com café: Conheça os benefícios do café para o cabelo

O café é uma daquelas substâncias para a qual existem muitos estudos conflitantes quanto ao seu consumo. Mas e as propriedades do café para os cabelos? Pronta para descobrir tudo sobre hidratação com café?

Você sabia que esta bebida não é só para acordar bem de manhã? Neste texto apresentaremos todos os benefícios do café para o cabelo.

Propriedades e benefícios do café para o cabelo

Podemos citar muitos benefícios que a café traz para os cabelos. Dentre eles, dois se destacam, que veremos com mais detalhes a seguir:

  • Ajuda no crescimento do cabelo
  • Ajuda para a textura e brilho

Por que o café ajuda no crescimento do cabelo?

Uma pesquisa mostrou que: “A cafeína estimula a haste do cabelo e ajuda o cabelo a crescer mais rápido, bloqueando o efeito do DHT (Diidrotestosterona = principal hormônio envolvido na queda de cabelo)”. 

A café também ajuda a estimular a circulação dos folículos capilares, o que, por sua vez, promove o crescimento do cabelo.

Nesta pesquisa, os cientistas descobriram que a cafeína estimularia o crescimento, aumentando-o em 30 a 40%. Atua diretamente no couro cabeludo, penetrando nos folículos capilares. 

Além disso, o café também teria até a capacidade de prevenir a queda de cabelo, sendo também ótimo para ganhar volume e engrossar a fibra capilar.

Não estamos dizendo para você beber 50 xícaras de café necessárias para obter bons resultados no crescimento do cabelo. Mas você pode encontrar outras alternativas para obter o mesmo resultado, usando o pó de café diretamente em seus fios. 

Como você usa o café para fazer seu cabelo crescer?

Os jeitos de usar o café para ajudar o cabelo a crescer são os mais variados, a primeira dica é adicionar o de café em seus produtos para estimular o couro cabeludo.

A segunda será procurar produtos que contenham alto teor de cafeína e adicioná-los aos seus cuidados, como: chocolate (amargo), guaraná, refrigerantes, energéticos ou chá (preto, tinto) e verde.

Também existem produtos já formulados com a quantidade certa de cafeína para bons resultados.

A terceira sugestão será lavar os cabelos com café. Isso lhe trará muitos benefícios: Os grãos permitirão que você massageie o couro cabeludo e esfolie suavemente, como uma esfoliação. 

Isso estimulará a circulação sanguínea, o que promoverá um crescimento mais denso e rápido. Este método é excelente para prevenir a queda de cabelo sem ter que recorrer a produtos químicos.

Contribuições do café para a textura e aparência do cabelo

O café é útil para restaurar a vitalidade de cabelos opacos, secos, desidratados e sem vida. Lembre-se que, entre as substâncias contidas neste produto derivadas da semente do café, possuem uma grande quantidade de flavonoides e outras substâncias antioxidantes que reduzem os danos causados ​​pelos radicais livres e promovem a regeneração dos fios.

Assim, o seu cabelo ficará mais macio e fácil de desembaraçar, você provavelmente também já ouviu falar que está bebida também tem efeitos diuréticos. Isso é verdade, mas tenha certeza de que isso não significa que reduza a umidade do cabelo também.

Ao contrário, enquanto nos rins acelera a liberação de água, o inverso ocorre no cabelo e retém a hidratação do couro cabeludo. Isso resulta em um cabelo mais brilhante e saudável. Por isso a hidratação com cafe é vista com bons olhos.

Resumindo, os benefícios do café para o cabelo são inibir a DHT, retardando a queda de cabelo. Mas também para promover a chegada de mais nutrientes ao couro cabeludo, e para obter cabelos mais macios, brilhantes e com menos crespo.

E o óleo de café? 

O óleo de café aumenta a circulação sanguínea no couro cabeludo e estimula as raízes do cabelo. 

Os fitoesteróis contidos no óleo promovem a retenção e absorção da umidade, despeje duas xícaras de óleo de cabelo de sua escolha em uma frigideira e adicione um quarto de xícara de grãos de café torrados inteiros. 

Quanto mais escuros os grãos, mais benefícios eles proporcionam ao cabelo. Cubra a mistura e deixe aquecer em fogo baixo por cerca de oito horas, mexendo de hora em hora para evitar que queime. Retire do fogo e coe a mistura. 

Guarde a mistura em local fresco e escuro, o óleo pode ser usado no couro cabeludo, adicionado ao xampu ou até mesmo à água do enxágue final.

Como usar o café no cabelo

Seja qual for o seu objetivo de usar cafeína para o cabelo, você pode tentar qualquer uma destas 4 maneiras de adicionar este ingrediente à sua vida diária:

  1. Lavagem do cabelo com café

Para lavar o cabelo com café, recomendamos preparar 1 ou 2 xícaras da bebida, depois de filtrar e deixar esfriar, aplique com cuidado em todo o couro cabeludo com um borrifador.

Faça isso após a rotina de lavagem do cabelo e deixe descansar por 20 minutos após uma massagem suave. 

Você pode até combinar o café com o seu condicionador para melhores resultados e uma penetração mais fácil no folículo piloso.

  1. Máscara de café

Além de lavar o cabelo, você pode fazer misturas mais complexas e fazer sua própria máscara de café. Os ingredientes recomendados são azeite, mel e até bicarbonato de sódio ou uma colher de açúcar para uma massagem esfoliante.

Nesse caso, pode-se usar café em pó, uma colher de mel e uma colher de óleo. Depois de fazer uma pasta com os ingredientes, aplique nos cabelos com movimentos circulares e deixe descansar por 20-40 minutos. Em seguida, enxágue-os com shampoo.

  1. Café em produtos para o cabelo

Outra possibilidade é comprar produtos para os cabelos que contenham café. Este tipo de produto utiliza extrato de cafeína para aproveitar seus benefícios. Combinam-se com outros ingredientes naturais ou sintéticos para obter uma proporção adequada que facilite a sua utilização.

  1. Consumo diário de café

Você também pode optar por aumentar a ingestão de café para que seus efeitos sejam visíveis em todo o corpo, incluindo o cabelo. No entanto, lembre-se de que você precisará bebê-lo em grandes quantidades para obter esse efeito.

O risco é que você comece a sentir alguns efeitos indesejáveis ​​devido ao consumo excessivo de cafeína. 

Portanto, como existem outras formas de incorporá-lo, não recomendamos o uso abusivo deste produto.

Como você pode ver o café pode trazer muitos benefícios ao nosso cabelo, quando usado topicamente ou consumido, é uma bebida maravilhosa!


Agora que você já aprendeu sobre hidratação com café que tal aprender um pouco sobre hidratação com gelatina?

Agradeço por ter lido nosso artigo sobre hidratação com café, espero que tenha gostado, beijo e até o próximo artigo.

Oi cabelovers,

O que você achou deste conteúdo? Me conta nos comentários <3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *