Hidratação

Glicerina no cabelo: Tudo saber sobre a glicerina

Cabelove
Escrito por Cabelove em 14/10/2020
10 min de leitura
Glicerina no cabelo: Tudo saber sobre a glicerina

Glicerina no cabelo? também conhecido como glicerol ou glicerina, este ingrediente é um líquido incolor que pode ser encontrado em todas as gorduras naturais (vegetais e animais). É encontrado em nossa pele e pode ser fabricado sinteticamente. 

Funcionando como um umectante natural, a glicerina atrai a umidade para qualquer superfície em que é aplicada. Este ingrediente super versátil tem uma grande história por trás dele. É usado em anticoagulantes, na indústria cinematográfica para efeitos especiais e para cicatrizar feridas devido às suas propriedades anti-inflamatórias e anti-irritantes. 

É utilizado há anos em cosméticos e estudos têm demonstrado a capacidade de auxiliar na reparação e regeneração das células da pele. Mais comumente conhecido, talvez, seja o uso de glicerina em produtos para cuidados com cabelos. Confira tudo o que você precisa saber sobre a glicerina abaixo. 

O que é glicerina?

A glicerina também é conhecida como glicerol e é um álcool. Quando você olha para a glicerina, ela se parece com água, simples água limpa. É incolor e inodoro, mas, ao mesmo tempo, a sua consistência é mais espessa que a da água normal.

A glicerina é conhecida como um umectante, o que basicamente significa que pode atrair a umidade do ar para o cabelo. Isso o torna muito atraente para muitos produtos, não apenas para o cabelo, mas também para os cuidados com a pele e outros produtos.

À primeira vista, a glicerina pode parecer o ingrediente perfeito, mas há um pouco mais do que isso. 

O mais importante a entender sobre a glicerina

Embora a glicerina para o cabelo pareça superficialmente perfeita, você precisa entender que ela nem sempre funciona a seu favor se usada incorretamente.

Deve-se sempre ter cuidado ao usar glicerina em temperaturas muito quentes, pois já existe muita umidade no ar. Quando você adiciona glicerina à mistura, pode ser um pouco sobrecarregado e fazer com que seus fios de cabelo inchem.

A glicerina em um com o clima quente absorve muita umidade e faz com que as cutículas de seus fios se levantem, fazendo com que seu cabelo pareça crespo e pouco saudável.

Você deve ter notado que, se alguma vez saiu de férias para a praia, por exemplo, seu cabelo natural também não se comporta da maneira como está acostumado. Isso ocorre porque há muito mais umidade no ar e seu cabelo já está encharcando.

Ele pode fazer seu cabelo parecer e ficar completamente diferente do que você está acostumado também. 

Da mesma forma, usar glicerina em ambientes extremamente frios e secos também é difícil. Isso ocorre porque em ambientes secos a umidade é retirada de seu cabelo, causando mais ressecamento. Se você adicionar glicerina a isso, você terá problemas, pois seu cabelo pode ficar ainda mais seco do que antes.

Se você vai usar glicerina no cabelo, deve ser capaz de entender qual é o melhor ambiente para usá-la.

A glicerina pode ajudar no crescimento do cabelo?

De certa forma, sim, a glicerina pode ajudar no crescimento do cabelo se você a usar no ambiente certo.

A glicerina pode ser adicionada a condicionadores sem enxágue e profundos, que podem dar ao seu cabelo um pouco mais de ajuda se ele estiver seco.

Quando seu cabelo está bem hidratado, você quebra menos e retém mais comprimento. Então, dessa forma, pode ajudar no crescimento do cabelo, mas não necessariamente faz com que ele cresça.

Quais são os benefícios do uso de glicerina para cabelos?

Os principais benefícios da glicerina no cabelo incluem: 

É um ótimo hidratante

Se você usar glicerina no ambiente certo, pode ser uma ótima maneira de aumentar a hidratação do seu cabelo. Isso é ótimo para pessoas que sentem que estão constantemente lutando contra o cabelo seco e que precisariam de uma ajudinha extra.

Ajuda a evitar pontas duplas

As pontas duplas acontecem e você não pode evitá-las completamente, mas pode retardá-las sendo mais delicado com o seu cabelo. Ao manter o cabelo hidratado, você tem menos probabilidade de ser afetado por pontas duplas.

Ajuda com couro cabeludo seco e coceira

Se você está sofrendo de coceira no couro cabeludo, usar glicerina no cabelo e no couro cabeludo pode ajudar a aliviar a coceira.

Ajuda a definir cachos

A glicerina também pode ajudar a aglomerar seus cachos, tornando seu padrão de cachos muito mais definido com o frizz reduzido. 

Acessível

Um frasco de glicerina é barato em comparação com muitos produtos naturais para o cabelo e vai durar muito tempo porque você está usando apenas uma pequena quantidade. É uma forma barata de melhorar a saúde do seu cabelo.

Como usar glicerina no cabelo

Não é apenas passar a glicerina no cabelo, ela precisa ser usada da forma certa, confira abaixo como fazer isso: 

Diluir

Sempre dilua a glicerina antes de usá-la. Usá-lo em sua forma bruta será muito forte e causará muitos danos ao seu cabelo. Ele pode tirar toda a umidade de seu cabelo ou sobrecarregá-lo completamente em climas quentes de qualquer maneira que você não queira.

Verifique o tempo

Use-o apenas nas condições climáticas adequadas, conforme explicado acima, caso contrário, você estará fazendo mais mal do que bem.

Experimente com diferentes quantidades

Alguns produtos têm glicerina listada no início do rótulo do ingrediente, e outros a têm listada no final. 

Se você notar que seu cabelo não está respondendo bem às mudanças climáticas, pode ser por causa da quantidade de glicerina usada. Não precisa ser tudo ou nada com glicerina. Experimente diferentes quantidades deste ingrediente em diferentes épocas do ano.

Não use glicerina como protetor de calor

Não use a glicerina se estiver planejando alisar o cabelo com calor. A glicerina transfere bem o calor e pode fazer com que a água do cabelo ferva quando você a usa com ferramentas de modelagem térmica.

Conclusão sobre glicerina para cabelos 

O que é mais prático na glicerina é que você não precisa adicioná-la apenas à água, você também pode adicioná-la ao condicionador sem enxágue ou ao condicionador profundo.

Se você estiver se sentindo realmente à vontade com o uso desse produto, sinta-se à vontade para fazer sua própria mistura, apenas tome cuidado com as proporções para se certificar de que não está usando muita glicerina.

Gostou do artigo? confira esse outro abaixo:

Como dar volume no cabelo

Oi cabelovers,

O que você achou deste conteúdo? Me conta nos comentários <3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *