Pontas duplas

Como tratar pontas duplas: dicas caseiras

Cabelove
Escrito por Cabelove em 28/08/2020
10 min de leitura
Como tratar pontas duplas: dicas caseiras

As pontas duplas são o medo da maioria das mulheres e, infelizmente, um problema muito comum. Pronta para aprender como tratar pontas duplas?

Uma das principais opções que seu cabeleireiro definitivamente lhe dá quando se sofre desse problema é cortar as pontas e encurtar um pouco o cabelo. Mas se você não quiser, pode aproveitar algumas dicas caseiras.

Confira abaixo algumas dicas caseiras e simples que vão te ajudar a como tratar pontas duplas e se livrar de vez das pontas duplas. 

Pontas duplas: você deve cortar?

Cabelo com pontas duplas não é inevitável, com os gestos certos e os cuidados certos, você pode recuperar (até certo ponto, é claro) as pontas danificadas. 

Para cuidar bem do seu cabelo, você deve primeiro entender o que é chamado de cabelo partido: queratina, cimento que nutre o cabelo, esgota-se ao longo dos comprimentos por vários motivos: poluição, estresse, fricção, penteados apertados, uso frequente de secador e chapinha.

Quando a queratina se esgota em pedaços que foram usados ​​demais, você acaba com alguns centímetros de cabelo áspero, quebradiço e rebelde. Isso é chamado de pontas duplas. 

A questão é: devemos cortar tudo? Não vamos mentir, o ideal neste caso é cortar um pouco as pontas: mesmo um corte de um centímetro já oferecerá uma melhoria se quiser manter os comprimentos como estão. 

Cortar um pouco é a melhor maneira de reparar pontas duplas rapidamente, assim que a parte mais danificada for eliminada, passamos a cuidar para recuperar o resto dos comprimentos. 

Dicas caseiras para reparar pontas duplas

Confira algumas dicas caseiras para aprender como tratar pontas duplas que vão te ajudar a se livrar de vez das pontas duplas:

Ovo

O ovo é um dos aliados número um do nosso cabelo, suas proteínas e vitaminas permitem que as pontas se regenerem. Também conferem brilho ao cabelo, além de excelente hidratação.

Para isso, faça um shampoo natural e caseiro usando um litro de água quente e 30 gramas de alecrim fresco.

  • Ferva a água
  • Jogue o alecrim e deixe descansar.
  • Quando a água estiver fria, acrescente um ovo batido.
  • Use essa mistura no lugar do xampu, e seu cabelo ficará bem hidratado, com pontas reparadas.

Mamão

Os ingredientes necessários para este tratamento são um mamão, um copo de iogurte natural e algumas gotas de óleo de amêndoa.

  • Descasque o mamão 
  • Extraia as sementes e pique a polpa.
  • Faça um purê e misture com o iogurte
  • Em seguida, despeje três gotas de óleo de amêndoa.

Aplique essa mistura nas pontas do cabelo e massageie. Em seguida, cubra com uma touca de plástico. Deixe por 20 minutos e enxágue com água morna.

Óleo de coco

Esta receita natural é muito simples, se você não tiver óleo de coco, também pode usar azeite ou óleo de amêndoa. Os resultados também serão excelentes.

Depois de lavar o cabelo, aplique algumas gotas nas pontas, massageie e deixe por alguns minutos. Por fim, enxágue ou não, dependendo de sua preferência.

Abacate

Os óleos essenciais do abacate deixarão o seu cabelo lindo com apenas algumas aplicações. Os ingredientes de que você precisa são um abacate, uma colher de azeite e uma clara de ovo (como você pode imaginar, apenas coisas cheias de vitaminas e proteínas).

  • Esmague a polpa do abacate.
  • Despeje em uma tigela com a clara de ovo e o azeite.
  • Misture tudo bem até ficar homogêneo.
  • Cubra as pontas com essa mistura, cubra com uma toalha e deixe agir por meia hora. 
  • Finalmente, lave o cabelo como faria normalmente.

Azeite

Graças às suas propriedades maravilhosas, o azeite de oliva é muito útil para reparar pontas duplas. É muito simples, basta aplicar algumas gotas na ponta dos dedos, depois distribuir na mão.

Em seguida, aplique bem o óleo nas pontas, deixe durante a noite (esta é uma receita que é feita à noite). Ao acordar, enxágue abundantemente com água morna. Repita isso pelo menos uma vez por semana.

Babosa 

A babosa tem muitas propriedades excelentes para a pele, mas também para o cabelo. Portanto, deve fazer parte dos remédios caseiros que você usa para reparar as pontas duplas do cabelo a todo custo.

Você só vai precisar de uma folha da planta, que você cortará horizontalmente e removerá a polpa.

Aplique-o no cabelo quando terminar de lavá-lo, e ele ainda estiver úmido. Deixe descansar por 30 minutos, depois lave novamente ou, pelo menos, enxágue bem.

Iogurte

Para esta receita, você precisará usar iogurte puro ou grego e o suco de meio limão. É um remédio caseiro que o deixará com as pontas completamente reparadas e com uma aparência maravilhosa.

Misture um pote de iogurte com o suco de limão em um recipiente. Aplique tudo no cabelo e deixe por 15 minutos.

Você terá um final maravilhoso e todo o seu cabelo ficará muito brilhante e extremamente saudável.

Mel

O mel tem muitas propriedades e não deve faltar na sua casa, é antisséptico, antibiótico, anti-inflamatório, etc.

Para esta excelente receita, você só precisará de uma gema de ovo, duas colheres de sopa de azeite e uma colher de mel.

Você obterá uma pasta homogênea, que aplicará nos cabelos secos. Deixe descansar por meia hora e enxágue com água morna. Em seguida, lave o cabelo como de costume e repita uma vez por semana.

óleo de argan

Este óleo do Marrocos é uma verdadeira maravilha para reparar pontas duplas, em pouco tempo de uso você verá mudanças significativas.

Este “ouro líquido” é muito rico em óleos essenciais, vitamina E e polifenóis, ele hidrata, regenera e protege dos raios UV. Também previne a queda dos cabelos, acelera o crescimento e fortalece-os desde a raiz.

Você pode aplicar algumas gotas nos cabelos secos, ou após lavá-los, deixando agir durante a noite.

Aposte na prevenção!

As pontas duplas são “consertáveis” até certo ponto, se o cabelo for usado constantemente e se for submetido a muitas a tratamentos químicos, não será possível recuperar a vida do seu cabelo. 

Escolha um cuidado suave e natural para o seu cabelo e evite o uso de fontes de calor, como secadores, modeladores ou alisadores. 

Como você pode ver dicas caseiras para se livrar das pontas duplas não faltam! Escolha uma, e de adeus a esse problema em seus cabelos. 

Espero que tenha gostado das dicas sobre como tratar pontas duplas e se desejar comente abaixo com alguma dica sua, beijo.

Oi cabelovers,

O que você achou deste conteúdo? Me conta nos comentários <3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *