Clareamento

Como fazer shampoozada: Aprenda de uma vez essa técnica

Cabelove
Escrito por Cabelove em 26/08/2020
Como fazer shampoozada: Aprenda de uma vez essa técnica

Se você quer ter um cabelo perfeito, de cor clara e sem tons estranhos, então o clareamento pode ser sua melhor escolha. Tudo o que você precisa fazer é preparar uma shampoozada e passar em seu cabelo. 

Mas, o que é exatamente uma shampoozada? E como funciona? Neste texto, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre essa técnica. Desde como funciona até como você pode cuidar de seus cabelos após o clareamento.

O que é uma shampoozada?

O processo tradicional de clareamento do cabelo usa pó descolorante e peróxido para clarear os fios. Este é um método muito eficaz, mas tem efeitos colaterais destrutivos para o cabelo. Ele pode deixar suas madeixas secas, quebradiças, crespas e danificadas com o tempo.

A shampoozada, por outro lado, também pode ser um método de clareamento do cabelo, mas é diferente do tradicional. 

Em vez de usar apenas peróxido, um shampoo especializado também será usado, sendo este o método muito mais suave do que usar apenas pó descolorante e peróxido.

Por que é uma opção melhor?

Aplicar água oxigenada nos fios costuma ser arriscado porque pode causar ressecamento e danos, especialmente se suas mechas forem muito frágeis e finas. 

A shampoozada usa água descolorante e peróxido também, no entanto, um xampu especializado é misturado a ela.

Tem uma fórmula muito mais suave, tornando-o mais suave para os cabelos, por isso é uma opção melhor do que o processo tradicional hoje em dia.

A shampoozada é segura para quase qualquer tipo de cabelo, causando pouco ou nenhum dano. 

Quando usar?

A shampoozada é recomendado quando você for:

  • Ilumine mechas finas e frágeis
  • Corrija seus fios excessivamente tonalizados 
  • Remova sua cor de cabelo atual
  • Deixe suas mechas um tom mais claro

Se você está tentando remover a cor de seu cabelo atual e ela não sai, uma tampa de água oxigenada é uma boa opção. 

É muito útil na remoção de tintura de cabelo, seja ela temporária ou permanente. Até os vestígios também serão removidos.

Também é uma boa opção para fios frágeis e finos, pode não ser tão eficaz quanto o método tradicional de clareamento do cabelo, mas é menos prejudicial.

Fazendo a shampoozada em casa

Agora que você sabe tudo o que precisa saber sobre a shampoozada, é hora de você fazer em casa.

A primeira coisa a fazer é fazer compras as três coisas essenciais deste método: shampoo clareador, pó descolorante e água oxigenada.

Depois de reunir o essencial, eis o que você deve fazer:

Teste de alergia 

É a primeira vez que usa shampoozada no cabelo? Se a sua resposta for sim, então você deve primeiro fazer um teste de alergia em sua pele. 

Pegue uma bola de algodão e mergulhe-a no pó descolorante e na água oxigenada. Em seguida, aplique em sua mão. 

Se começar a coçar ou ficar vermelho, há uma grande possibilidade de você ser alérgico a isso. Você pode esperar até 48 horas para verificar. Se não ocorrer coceira ou vermelhidão nesse período, prossiga para a próxima etapa.

Preparação

Na proporção de 1: 2, misture o pó descolorante e a água oxigenada, respectivamente. Tente verificar o volume da sua água oxigenada. 

Se tiver um volume alto, o conteúdo de peróxido também é alto. O menor volume seria de 10%, enquanto o maior seria de 40%. 

Depois de combinar o pó de descolorante com a água oxigenada, adicione uma parte do shampoo nele. Certifique-se de que a quantidade de shampoo é igual à quantidade de pó que você colocou na mistura.

Você também pode experimentar a proporção da mistura diminuindo ou aumentando sua intensidade. Mas, você deve se lembrar que o pó descolorante vai diminuir quando você adiciona shampoo, então certifique-se de sempre adicionar uma parte igual dele.

Se você quiser deixar suas mechas mais macias após o processo, você também pode adicionar um condicionador à mistura.

Aplicando no cabelo 

Antes de aplicar a mistura, certifique-se de que suas mechas estejam úmidas. Para fazer isso, você tem que molhar com água fria. Em seguida, deixe secar ao ar por alguns minutos. 

Você não deve descolorir seus fios quando eles estiverem molhados, porque a solução não será totalmente absorvida. Você também pode usar uma toalha para umedecer as mechas.

  • Pegue uma toalha e coloque-a sobre os ombros. Isso servirá como sua proteção contra gotejamentos acidentais. Você também pode optar por usar uma camiseta velha para evitar acidentes. Use luvas ao aplicá-lo também para evitar queimaduras e proteger as mãos.
  • É hora de começar a aplicar. Você deve começar com o comprimento, em seguida, trabalhe até as raízes. Uma vez que todos os fios foram cobertos, você pode aplicar o resto da solução nos fios como se estivesse lavando-os.
  • Prenda e cubra o cabelo com uma touca de banho. Isso ajudará a prevenir qualquer gotejamento da shampoozada e também a aplicação mais eficaz.
  • Você deve verificar o progresso a cada 5 ou 10 minutos para saber se está surtindo efeito. Se a cor já estiver uniforme e você estiver satisfeito com o resultado, pode lavá-la.

Por quanto tempo você deve no cabelo?

Isso depende do volume da água oxigenada que você usou e do seu tipo de cabelo. Seu cabelo já está descolorido e você só quer retocar? Então, você deve apenas deixar a solução por 10 minutos.

Por outro lado, se você tiver mechas naturais e escuras, pode deixar a solução por até 30 minutos para obter os melhores resultados. No entanto, você não deve esperar tanto se o volume da água oxigenada for 30 ou 40%.

Dicas para a sua shampoozada

 Veja como você pode cuidar do seu cabelo clareado:

  • Suas madeixas ainda podem secar um pouco, mesmo se você usar uma shampoozada para branquear. É por isso que aplicar o leave-in e usar o condicionador com frequência é importante para evitar o ressecamento.
  • Condicione profundamente suas mechas a cada duas semanas, isso pode ajudar a mantê-los hidratados.
  • Após o processo de clareamento, você deve evitar o uso de modeladores, alisadores ou secadores de cabelo para evitar fragilidade e danos.

A shampoozada é uma ótima alternativa para clarear o cabelo, pode não ser tão eficaz quanto o clareamento tradicional, mas ainda é uma boa escolha para quem quer ter um cabelo loiro lindo e sem danos.

Oi cabelovers,

O que você achou deste conteúdo? Me conta nos comentários <3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *