Cronogramas

Como fazer cronograma capilar - Aprenda comigo.

Cabelove
Escrito por Cabelove em 21/08/2020
Como fazer cronograma capilar - Aprenda comigo.

O cronograma capilar nada mais é uma rotina de cuidados capilares que você monta visando um resultado, seja ele hidratar, nutrir e reconstruir os cabelos.

A promessa do cronograma capilar é devolver ao cabelo tudo o que ele perdeu, seja por ação natural (exposição ao sol, vento, água do mar, entre outros fatores), como uso de química, uso fontes de calor, entre outras.

Normalmente dura um mês, mas pode ser seguido por mais tempo, mas é importante entender as necessidades do seu cabelo, para inserir os produtos de maneira certa. Não sabe como cronograma capilar? Aprenda abaixo a como fazer cronograma capilar. 

O que é cronograma capilar? 

O cronograma capilar é uma agenda que permitirá que você estabeleça uma rotina eficaz por semana ou por dia de acordo com a necessidade do seu cabelo. É um calendário personalizável porque cada pessoa tem necessidades diferentes. 

Como ele pode ajudar a reparar meu cabelo? 

Um cronograma capilar ajudará você a atingir seus objetivos sejam eles quais forem: crescimento, reparação, nutrição, hidratação. 

Não há nada mais gratificante ver que você conseguiu fazer tudo o que foi planejado, se o cuidado com o seu cabelo for regular conforme o cronograma, você poderá ter resultados.

Além disso, esta programação pode ser útil para definir uma rotina de cabelo para seu filho com cabelos cacheados. Isso permitirá que você visualize o que precisa fazer ou se preparar para a semana. 

As etapas do cronograma capilar

Existem 3 etapas presentes no cronograma capilar, são elas: 

Hidratação

Como posso saber se meu cabelo precisa de hidratação? Cabelo com falta de umidade é opaco e seco, que incha rapidamente em contato com a umidade. 

São vários ingredientes para hidratar os cabelos que precisam de hidratação, como: mel, aloe vera, aveia, laticínios, hidrossol, d-pantenol … Você tem muitas possibilidades. 

Além disso, uma boa mascara hidratante nutre o cabelo profundamente dentro da haste capilar, por isso que produtos à base de água são necessários. 

Qualquer coisa anidro ou sem água, como um produto 100% à base de óleo, não será um hidratante eficaz. Isso ocorre porque óleos e ceras não hidratam. 

Os óleos substituem os lipídios perdidos pelo cabelo, nutrem-nos e podem criar uma barreira para selar a umidade, mas não hidratam. 

Portanto, usar um produto à base de óleo com a esperança de hidratar o cabelo não irá funcionar e provavelmente resultará em cabelo seco, especialmente se não houver umidade na haste do cabelo. 

Assim, entenda que uma máscara hidratante adequada contém umectantes e emolientes para puxar a água para dentro do cabelo e mantê-la lá.

Nutrição

Um cabelo que precisa de nutrição tende a secar mais do que os outros cabelos. É importante saber que nosso cabelo precisa de nutrição para manter sua flexibilidade e vitalidade. 

Para nutrir o cabelo, você pode usar óleos ou manteigas. Alguns exemplos:

  • Óleo de argan: devolve brilho, força e luminosidade aos cabelos
  • Óleo de coco: Contém grandes quantidades de ácidos graxos que permitem que penetre profundamente nos cabelos sem evaporar. O óleo de coco é rico em carboidratos, vitaminas e minerais essenciais para a boa saúde do cabelo. 
  • Óleo de rícino 
  • Óleo de abacate: estimula o crescimento e restaura o brilho e a força ao cabelo
  • Manteiga de karité: nutre e repara em profundidade os cabelos opacos e secos.
  • Óleo de jojoba: O óleo de jojoba é ideal para usar no cabelo, pois compartilha muitas características com o sebo, o óleo que nosso couro cabeludo produz naturalmente. 
  • Azeite: Possui propriedades protetoras e hidratantes, ele também tem propriedades esfoliantes e anti-caspa quando combinado com suco de limão. 
  • Óleo de amêndoa doce: Contém vitamina E, ácidos graxos, proteínas e antioxidantes, junto com magnésio, que reduz a quebra do cabelo e o ajuda a crescer. 

Reconstrução 

Esta etapa permitirá que você reconstrua seu cabelo usando produtos à base de proteínas. Os cabelos são constituídos principalmente por queratina, mas podem perdem suas fibras devido aos ataques externos (como raios ultravioleta, poluição …) e aos cuidados que damos a eles. 

Portanto, é necessário recuperar as proteínas perdidas para se reconstituir a fibra capilar e devolver a saúde dos fios. 

Este tratamento permitirá que seu cabelo recupere força e brilho, para isso podemos fazer máscaras caseiras como com gema de ovo, abacate ou iogurte grego.

Principais vantagens para reconstrução capilar

As principias vantagens dos produtos usados na etapa de reconstrução do cronograma capilar são:

  • Colágeno: Retém água e uniformiza as cutículas, além de hidratar, mantendo o formato dos cachos e evitando quebras;
  • Creatina: Repara danos e constitui a cadeia de queratina do cabelo;
  • Arginina: Reconstrói o cabelo de fora para dentro;
  • Cisteína: atua na reconstrução e fortalecimento dos fios, alinhando uniformemente as cutículas.

Faça seu cronograma capilar de acordo com suas necessidades de cabelo

Antes de definir o seu cronograma capilar, é preciso saber quais são as necessidades do seu cabelo. Assim, será possível fornecer nutrientes essenciais para que você tenha cabelos saudáveis. 

Você pode dizer se seu cabelo precisa ser hidratado, nutrido ou reconstruído com um teste de porosidade. 

Para fazer isso, coloque água em um recipiente transparente e, em seguida, coloque um fio de cabelo, feito isso é só analisar o resultado. 

  • Se o seu cabelo afundar, seus fios estão com alta porosidade e precisa de reconstrução.
  • Se o cabelo boiar, seu nível de porosidade está estável e seu cabelo precisa apenas de nutrição. 
  • Agora se seu cabelo boiar, seu cabelo está com baixa porosidade e precisa de hidratação. 

Com base no que seu cabelo precisa, confira alguns exemplos de cronograma capilar que você pode seguir após fazer o seu teste de porosidade:

Hidratação
Semana 1 HidrataçãoNutriçãoHidratação
Semana 2NutriçãoHidrataçãoReconstrução
Semana 3HidrataçãoNutriçãoHidratação
Semana 4NutriçãoHidrataçãoHidratação
Nutrição 
Semana 1 NutriçãoReconstruçãoHidratação
Semana 2HidrataçãoNutriçãoHidratação
Semana 3NutriçãoHidrataçãoNutrição
Semana 4HidrataçãoReconstruçãoHidratação
Reconstrução
Semana 1 ReconstruçãoHidrataçãoNutrição
Semana 2HidrataçãoNutriçãoHidratação
Semana 3ReconstruçãoHidrataçãoNutrição
Semana 4HidrataçãoReconstruçãoHidratação

Agora que você já sabe como fazer cronograma capilar, não há mais desculpar para reclamar de cabelos opacos e sem vida, monte seu cronograma hoje mesmo!

Oi cabelovers,

O que você achou deste conteúdo? Me conta nos comentários <3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *