Volume

Como dar volume no cabelo: dicas para dar mais volume

Cabelove
Escrito por Cabelove em 14/10/2020
10 min de leitura
Como dar volume no cabelo: dicas para dar mais volume

O cabelo liso e fino às vezes pode parecer sem volume, pesado e sem vida, mas saiba que até mesmo os cabelos cacheados podem perder volume ocasionalmente. 

Aqui estão algumas dicas para ajudar você a dar um pouco de vida ao seu cabelo e ter um look mais glamuroso.

Escolha o corte de cabelo certo 

Entre as dicas para criar a ilusão de cabelos grossos, está também o trabalho no corte e na coloração. 

De fato, alguns estilos de penteado são mais adequados do que outros quando você quer dar um pouco de volume para cabelos finos: penteado em camadas, corte pixie, long bobo, penteado ondulado …

Por outro lado, usar cabelos muito longos não é recomendado, pois tende a pesar e achatar o cabelo. 

Assim, prefira um corte curto ou um de comprimento médio, você também pode brincar com a cor do seu cabelo para dar uma ilusão de volume. 

Para dar volume ao cabelo, aplique um produto de cada vez

Se você estiver usando produtos para dar volume aos cabelos, aplique apenas um de cada vez. Por exemplo, um dia você usa uma mousse e no dia seguinte o vaporizador. 

Usar todos os seus produtos ao mesmo tempo pode fazer com que seu cabelo caia sob o peso de produtos químicos.

Seque o cabelo de cabeça para baixo

Para aproveitar ao máximo os produtos efeitos do calor, seque o cabelo de cabeça para baixo aplicando o calor do secador na raiz do cabelo. 

No entanto, tome cuidado para não os danificar com o calor. Assim que o processo de secagem estiver concluído, você pode pulverizar uma fina camada de spray de cabelo macio nas raízes antes de levantar a cabeça.

Dê volume à raiz

Você pode ajudar os produtos de volume trabalhando no couro cabeludo. Pegue uma mecha de cabelo entre os dedos e penteie-a contra a textura algumas vezes perto do couro cabeludo.

Adicione volume enquanto dorme

Antes de ir para a cama, faça um rabo de cavalo no topo da cabeça, não aperte muito o elástico para não deixar marcas nos cabelos. Na manhã seguinte você estará com os danificar os cabelos mais cheios!

Use extensões de cabelo

Para um evento ou para uma aparência mais sofisticada, você pode considerar o uso de apliques de extensão. 

Eles geralmente são muito fáceis de usar e você estará adicionando em volume ao seu cabelo sempre que precisar. Esta solução é, no entanto, um pouco mais cara do que as demais.

Escolha o shampoo certo

Como o cabelo fino é sempre, na maioria das vezes, frágil, é realmente aconselhável prestar atenção à composição do shampoo que é usado. 

Por exemplo, é melhor evitar fórmulas que contenham sulfatos, que muitas vezes são agressivos e, portanto, danificam a fibra capilar, promovendo ressecamento, pontas duplas e similares. Sempre que possível, use um shampoo com produtos de limpeza suaves e naturais.

Cuidados que também podem ser aplicadas ao seu condicionador, um complemento essencial para uma rotina capilar de primeira. 

Por fim, tente espaçar mais as lavagens: 2 a 3 vezes por semana é o suficiente. E se você tem raízes oleosas, pode usar um xampu seco ou um pouco de bicarbonato de sódio.

Estimule seu couro cabeludo

Outra dica para dar volume aos cabelos finos: estimule o couro cabeludo. Para cabelos fortes e encorpados, mime-se com uma massagem suave no couro cabeludo (com as pontas dos dedos, não com as unhas!) Ao lavar. Isso estimula a circulação sanguínea e promove o crescimento do cabelo.

Aprenda a dosar

Cuidar do seu cabelo está bem, mas você também deve fazer isso de acordo com o que seu cabelo exige. 

Assim, recomenda-se o uso de máscara de tratamento uma vez por semana (cuidado para não engordar demais sob o risco de pesar nos cabelos finos) mas, quando o cabelo estiver um pouco oleoso, é melhor evitar aplique o cuidado do cabelo diretamente nas raízes. 

O ideal é limitar-se aos comprimentos para nutri-los em profundidade sem bloquear as raízes. Lembre-se também de dosar o produto tomando uma pequena quantidade e enxágue bem com água fria após a instalação.

Use seu secador de no modo frio 

A secagem também é uma etapa a observar quando você tem cabelos finos e sem volume, após a lavagem, prefere-se a secagem a frio ou morna, evitando o ar quente, que é agressivo para os cabelos. 

Use shampoo a seco

Ainda mais eficaz do que o spray para cabelo, o shampoo seco é ideal para texturizar nossos comprimentos antes de sair à noite. Pulverizamos na raiz e a 30 cm do couro cabeludo, espere alguns minutos, esfregue antes de escovar e voila.

Também é uma boa maneira de espaçar os shampoos se seu cabelo for um pouco oleoso. No entanto, tome cuidado para não exagerar diariamente porque o shampoo seco tende a ressecar a fibra capilar.

Use produtos de volumização

Para um resultado verdadeiramente profissional, não hesite em procurar produtos especializados que prometem cabelos reais de estrelas de Hollywood! Mousse volumizante, spray modelador, tratamento leave-in, soro especial para cabelos finos… as fórmulas adaptam-se facilmente a cada um e às suas necessidades.

Marque uma consulta com o cabeleireiro

Para manter um mínimo de espessura e volume, é importante que suas pontas sejam cortadas regularmente. Para um corte de cabelo à altura das suas expectativas, não hesite em cortar o cabelo a cada dois meses.

Receita caseira de shampoo a seco 

O shampoo a seco, na maioria das vezes pode ser um produto com um valor elevado, mas isso não é um problema, já que você pode criar o seu:

Ingredientes: 

  • 30 gramas de amido de milho
  • 2 colheres de sopa de cacau
  • Algumas gotas de óleos essenciais de sua preferência para dar ao seu shampoo um aroma agradável.

Misture tudo e guarde o shampoo em um frasco hermético.

Dar volume ao seu cabelo as vezes pode parecer difícil, mas é tudo uma questão de descobrir qual técnica funciona melhor em seus fios.

Gostou do artigo? confira outro bem legal abaixo:

Como alisar o cabelo

Oi cabelovers,

O que você achou deste conteúdo? Me conta nos comentários <3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *