Cabelos cacheados

Tudo sobre como cuidar do cabelo cacheado

Cabelove
Escrito por Cabelove em 16/08/2020
10 min de leitura
Tudo sobre como cuidar do cabelo cacheado

Por que estão secos? Enquanto o cabelo liso cresce reto, o cacheado sempre vai crescendo em uma espiral mais ou menos marcada, fazendo com que você tenha que a prender a como cuidar do cabelo cacheado de forma correta. 

Por conta dessa peculiaridade, o sebo tem mais dificuldade de deslizar do couro cabeludo para as pontas, é um pouco como se tivesse que fazer uma montanha-russa constantemente! 

E é isso que explica o ressecamento natural dos cabelos cacheados, e como o sebo não se distribui, as escamas dos fios sobem, o que dá esse aspecto áspero e menos brilhante. Mas está cansada de sofrer com o ressecamento do seu cabelo cacheado? Então aprenda abaixo a como cuidar do cabelo cacheado.

Identifique seus cachos

O mais importante é identificar o seu tipo de cachos, para melhor direcionar os cuidados e produtos a utilizar e você precisa saber que existem principalmente três tipos de cabelos cacheados. 

Primeiro vêm os cabelos ondulados, lisos na raiz e formando cachos mais ou menos soltos ao longo do comprimento. Depois, há o próprio cabelo cacheado. Estes podem ter anéis largos e fáceis de desfazer, ou anéis em forma de saca-rolhas muito apertados, elásticos. Em seguida, vêm os cabelos crespos.

Quer você tenha cabelos grossos ou finos, não deve usar os mesmos produtos. Enquanto o cabelo crespo costuma ser espesso, o cabelo cacheado pode ser fino. 

Em todos os casos, os cachos podem se desfazer (mais facilmente em cabelos finos) e as raízes achatar. 

Para cabelos finos, alguns tratamentos que são muito hidratantes tendem a deixar os cachos soltos. Aqueles com manteiga de karité, por exemplo, são ideais para cabelos crespos, mas muito hidratantes para cachos mais largos. Para cabelos finos, use sprays e loções hidratantes, que são mais leves, em vez de cremes e máscaras, que podem pesar.

O tratamento começa com a lavagem

Em primeiro lugar, você deve optar por um produto o menos agressivo possível, que não possuam sulfatos ou silicones na composição que podem maquiar a aparecia dos fios, mas sem nutrir. 

Também é importante limitar a lavagem ao máximo: uma ou duas vezes por semana, não mais. É melhor desembaraçar o cabelo só então.

 Após a lavagem, aplique um creme de pentear que seja mais ou menos hidratante dependendo do tipo de cabelo e dos cachos. Antes de aplicar torça os cabelos, pois o excesso de água impede que penetre bem.

Deixe passar alguns minutos e desembaraçar os cabelos com a ajuda do creme de pentear, com um pente largo. Se você tem muitos nós, comece com os dedos e continue com o pente, começando pelas pontas e subindo. Se você tentar ir de cima para baixo nos nós, você está se arriscando a quebrar muito o seu cabelo.

Use fronhas e toucas de cetim

Dormir com toucas de algodão ou fronhas não só danifica o cabelo como causa pontas duplas e frizz. 

Eles retiram dos fios de cabelo a umidade, o que resulta em um cabelo cacheado seco e sem brilho. 

Se for para dormir com uma touca, invista em um de seda ou uma fronha de cetim, que ficaria bem na cabeça durante a noite. O cetim ajuda a evitar que a umidade que já está no cabelo saia como faria com uma fronha de algodão ou touca e evita quebras ou pontas duplas causadas pela fricção.

Os inimigos dos cabelos cacheados 

Muitos são os fatores que podem prejudicar a vitalidade, o brilho e a elasticidade dos cabelos cacheados.

Assim, para pentear o cabelo, é preferível evitar ao máximo o uso de escovas, que tendem a quebrar a fibra capilar. O pente é uma opção melhor, desde que você o escolha com dentes largos, a fim de preservar os cachos e evitar o efeito “topete” tão temido por pessoas com cabelos crespos e crespos. 

O pente também ajuda a distribuir o sebo até as pontas e, portanto, nutre e protege naturalmente a fibra.

Produtos para pentear, como gel, também devem ser evitados, pois têm efeito secante, assim, se pretende modelar os cabelos e domar os cachos, recomendamos que opte por um produto em forma de creme, conhecido pelas suas propriedades hidratantes e poder fixador.

Também, o secador de cabelo deve ser deixado no armário para permitir que o cabelo simplesmente seque ao ar. Este hábito irá garantir-lhe cachos bem definidos. 

Se não você não consegue abrir mão do secador, escolha o modo de secagem mais frio ou use com difusor, sem esquecer de aplicar um protetor térmico.

Hidrate bem e diariamente

O cabelo cacheado costuma ficar muito seco e precisa ser hidratado quase o tempo todo. A prova? Observe como seus cachos reagem quando o ar está úmido: eles são mais elásticos e apertam automaticamente. 

Em todo caso, invista em um borrifador padrão, que você enche com água (água mineral é preferível, mas água da torneira pode ser suficiente). Você pode adicionar uma pequena quantidade de óleo: para escolher entre óleo de argan (muito nutritivo), óleo de jojoba ou óleo de coco. 

Para cabelos crespos, particularmente frágeis, ou para promover o crescimento, você também pode adicionar óleo de rícino, que os fortalecerá, ainda é possível misturar vários óleos.

Borrife a mistura em todo o cabelo e prenda os cachos com os dedos, agarrando os fios pelas pontas e subindo até a raiz, de cabeça para baixo. 

Supere a “síndrome” da Mão no Cabelo

Não seja a rainha do cabelo cacheado com a “síndrome da mão no cabelo”. Embora seja estranhamente satisfatório e reconfortante, querer sempre tocar seu cabelo o tempo todo, não faça isso! 

Mantenha as mãos longe do cabelo, isso porque, tocar em seus cachos o tempo todo fará seu cabelo secar mais rápido e, eventualmente, removerá toda a umidade. Supere a síndrome da mão no cabelo e mantenha seu cabelo hidratado naturalmente por mais tempo.

Agora que você já sabe como cuidar do cabelo cacheado, está na hora de aplicar essas dicas em seu dia a dia e desfrutar de cachos cada vez mais lindos. 

Oi cabelovers,

O que você achou deste conteúdo? Me conta nos comentários <3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *