Cabelo

Chapinha estraga o cabelo? Entenda a verdade sobre o uso

Cabelove
Escrito por Cabelove em 14/10/2020
10 min de leitura
Chapinha estraga o cabelo? Entenda a verdade sobre o uso

Chapinha estraga o cabelo? bom, o calor da chapinha é uma das coisas que o nosso cabelo mais teme. Os novos alisadores de cabelo comercializados há vários anos no mercado cosmético são feitos de cerâmica. 

Muito práticos, atingem uma temperatura de até 200 graus. É muito, é muito. Certamente, na vida muito agitada que vivemos, isso pode ter algumas vantagens. 

É recomendável não ultrapassar os 180 ° C para alisar os cabelos, o que já é muito, tenha cuidado ao usar uma chapinha, pois isso também pode danificar seu couro cabeludo. Confira abaixo as desvantagens de usar a chapinha e como proteger o seu cabelo do calor do calor gerado por ela. 

Veja abaixo tudo que pode te ajudar com sua duvida se “chapinha estraga o cabelo” e quais cuidados você deve tomar ao usar a chapinha.

Quais são os riscos para os cabelos? 

A chapinha é perigosa para a saúde dos seus cabelos, isso não é um mito. Obviamente, que a frequência de uso também é um problema. 

O uso deste acessório deve ser ocasional, a frequência correta não deve passar de três vezes por mês. 

Além disso, a chapinha também pode causar outros problemas, como perda, desaparecimento da camada protetora externa ou mesmo quebra do cabelo. 

O que acontece quando você usa a chapinha?

O cabelo humano contém proteínas de queratina e ligações de hidrogênio. Quando você usa ferramentas de modelagem a quente, como a chapinha, eles retiram os óleos e proteínas naturais do cabelo, quebrando as ligações de hidrogênio. 

Na verdade, essa quebra das ligações de hidrogênio é a mesma razão pela qual suas ferramentas de modelagem a quente são capazes de dar a aparência que você deseja. Eles mudam a textura do cabelo de forma a obter retidão, ondulação ou maciez.

Na indústria de cuidados com os cabelos, o termo para o cabelo que foi danificado pelo uso excessivo frequente de ferramentas de modelagem térmica é conhecido como “cabelo em bolha”. 

Este termo vem da ideia de que o cabelo tem lacunas preenchidas com ar ao longo de cada mecha. Com o uso frequente de modelagem térmica, o cabelo forma essas “bolhas” que contribuem para a textura irregular e os fios que são mais propensos a quebrar.

Mas afinal chapinha estraga o cabelo? continue lendo para descobrir tudo sobre o assunto.

Como a chapinha causa danos

Como você viu acima, a parte externa de seu cabelo é coberta por uma camada de cutículas sobrepostas, que protegem seu cabelo da mesma forma que as telhas protegem um telhado. Eles mantêm a umidade presa e ajudam a impedir a entrada de substâncias nocivas.

Infelizmente, isso torna os ferros planos más notícias por alguns motivos:

  • As cutículas ficam danificadas em temperaturas acima de 180 ° C.
  • A ação de prender e puxar de tiras e de passar as cutículas, danificando permanentemente os fios.
  • O calor também pode danificar o couro cabeludo, fazendo com que ele seque e descama

O que pode ser feito para limitar os riscos da chapinha para os cabelos?

Se você fosse do tipo que usa o alisador de cabelo duas vezes por semana, pode ter dor de cabeça. Não entrar em pânico! 

Existem algumas coisas que você pode fazer para limitar os riscos da chapinha para a saúde do seu cabelo. Agora, concorde em reduzir a temperatura do seu ferro para menos de 180 graus. Certifique-se também de não passar duas vezes no mesmo fio durante o alisamento.

Outra regra muito básica, não use o alisador em cabelos úmidos ou molhados. Além disso, certifique-se de reduzir (consideravelmente se necessário) seu uso para duas ou três vezes por mês, não mais. Muitos penteados também podem ser feitos sem chapinha: tranças, torções, rabos de cavalo são apenas alguns exemplos. 

Por fim, a melhor solução para limitar os riscos do alisador de cabelo, eficaz embora um tanto radical, é aceitar-se com naturalidade, sem artifícios.

Confira abaixo outras dicas para limitar os riscos da chapinha no cabelo: 

Espere até que seu cabelo esteja seco para usar uma chapinha ou alisador

Isso é absolutamente crucial para a saúde do seu cabelo. Frequentemente, o dano é causado pelo uso de uma chapinha em cabelos ainda úmidos. 

Como a modelagem térmica quebra as ligações de hidrogênio do cabelo, a aplicação de calor concentrado de uma chapinha pode ser muito prejudicial. 

Espere até que seu cabelo esteja seco ou seque-o antes pensar em usar a chapinha, caso contrário, você pode causar danos irreversíveis aos seus fios.

Proteja antes 

É fundamental proteger suas madeixas antes de aplicar calor. Existem muitos produtos para os cabelos projetados para uso com ferramentas de modelagem térmica. 

Preste atenção especial e procure produtos que contenham silicone, pois o silicone pode atuar como uma camada protetora para seus cabelos. 

Certifique-se de que qualquer produto que você aplique antes de modelar com calor seja formulado especificamente, porque usar produtos padrão pode significar danos extras, pois você cozinhará os produtos de modelagem junto com seu cabelo!

Seque ao ar, se possível

É bom secar o cabelo naturalmente de vez em quando! Assim como seu rosto precisa de uma pausa no uso de maquiagem, seu cabelo também pode precisar de uma pausa no uso da chapinha. 

Tente usar um spray texturizante ou mousse ao secar o cabelo ao ar, pois eles darão um pouco de formato e volume ao seu penteado. 

Se você tem cabelos longos e não cogita a ideia de sair de casa com os cabelos molhados, experimente lavá-los na noite anterior. Isso dará ao seu cabelo uma chance de secar e assentar durante a noite.

A melhor maneira de evitar danos ao cabelo por meio de ferramentas de modelagem com calor é a prevenção. 

Pense no uso da chapinha como um visual para uma ocasião especial. Ou, se você for um viciado em modelagem térmica, aprenda a trabalhar rapidamente e dê ao seu cabelo um cuidado extra com xampus e condicionadores fortalecedores. 

Mesmo que seu cabelo já esteja danificado pelo calor, nunca é tarde para começar a colocar em práticas e hábitos saudáveis que pode restaurar a saúde do seu cabelo por completo.

Uma boa rotina de cuidados capilares e adoção de um cronograma capilar, são algumas das formas que você pode tratar os dados causados pela chapinha.

Gostou do artigo respondendo a duvida: chapinha estraga o cabelo? espero que tenha gostado e se gostou confira também nosso ultimo artigo sobre:

Cabelo caindo muito

Oi cabelovers,

O que você achou deste conteúdo? Me conta nos comentários <3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *