Hidratação

Cabelo ressecado: Dicas para melhorar o ressecamento

Cabelove
Escrito por Cabelove em 03/09/2020
Cabelo ressecado: Dicas para melhorar o ressecamento

Esta é uma pergunta que muitas mulheres fazer “o que fazer com o cabelo seco?”  ” Para esta pergunta, existem várias respostas! pronta para descobrir como tratar o cabelo ressecado?

Tudo depende da situação: se você já adotou uma rotina natural para seus cabelos ou se está apenas começando. 

Confira abaixo algumas dicas que irão ajudar você a resolver o problema com o cabelo ressecado e devolver o brilho e vida aos seus fios. 

Quais são as causas do cabelo seco?

O cabelo seco é um cabelo quebradiço, ele tende a quebrar e podem coçar ou mesmo descamar nos casos mais extremos. 

Você pode herdar isso, é claro, mas também é possível ver o cabelo normal secando. O problema é então muitas vezes devido a um defeito na secreção de sebo, que protege o cabelo.

As causas podem ser numerosas e podem ser agrupadas em dois tipos. Em primeiro lugar, podem ser climáticos: desde a água da piscina até a exposição ao sol por muito tempo, o verão costuma ser sinônimo de cabelo seco.

Em segundo, pode ser um tratamento capilar muito agressivo que você fez que também pode enfraquecer o cabelo e ressecá-lo: lavar e lavar o cabelo muito frequentemente com água muito quente, bem como o uso repetido do secador de cabelo, são maus hábitos a serem evitados na luta contra cabelo seco.

Sinais de que seu cabelo esta seco: 

Ao toque o cabelo é grosso

O problema do cabelo seco? A falta de sebo! Este filme lipídico é usado para protegê-los das agressões externas e mantê-los bem hidratados. É por isso que, quando é insuficiente, sua fibra seca e as escamas sobem. Seu cabelo fica parecendo palha e o toque é áspero.

A cor do cabelo é opaca

Quando as escamas são elevadas, o cabelo reflete menos a luz. Além disso, os comprimentos não são suficientemente brilhantes devido à falta de sebo. Como resultado, seu cabelo fica opaco e sem movimento.

Dicas para evitar cabelos secos?

Bastam algumas dicas simples para deixar o cabelo impecável em todas as circunstâncias e para evitar que ele fique seco e sem vida.

Lavagens com menos frequentes, com shampoo adequado

O hábito de lavar o cabelo todos os dias é ruim, isso porque é improvável que seu cabelo fique insuperavelmente suja durante a noite. 

Então, porque lavar muito repetidamente pode danificar seu cabelo, em vez disso, recomendamos lavar o cabelo a cada dois ou três dias.

Enxágue com água mais fria

Outro hábito que faz mal aos cabelos é tomar banhos quase quentes. Um cabelo seco não gosta de água muito quente porque tende a ressecar ainda mais. 

Assim, é melhor usar água morna ou mesmo fria, para tratar o cabelo seco como em muitas outras ocasiões da vida, é fundamental manter a cabeça fria.

Favorecer a secagem natural

O calor do secador de cabelo pode ser prejudicial ao cabelo, assim, é aconselhável evitar seu uso repetido.

Em vez disso, use métodos clássicos: usar uma toalha simples será muito mais suave para o cabelo seco. Às vezes é bom recusar a modernidade.

Evite produtos químicos. 

Os produtos cosméticos convencionais são formulados com ingredientes agressivos, irritantes e secantes ou, pior ainda, carcinógenos e desreguladores endoctrinais! 

Quando você os usa, você não percebe seu poder destrutivo, ingredientes derivados de plásticos, como silicones, formam uma película plástica ao redor da fibra capilar. No curto prazo, seu cabelo parece forte, macio e brilhante! Mas quando esse filme plástico quebra, ele danifica a fibra capilar. É um ciclo vicioso porque você fica tentado a usar seus produtos novamente para “consertar” seu cabelo.

Os produtos cosméticos naturais permitem-nos realmente manter e cuidar profundamente dos nossos cabelos. Sem truques, sem plásticos que escondem a miséria. O objetivo é descobrir a verdadeira natureza do seu cabelo crespo e saudável. 

Se você está apenas começando a remover produtos químicos de sua rotina, provavelmente terá um período de transição em que seus cabelos ficarão um pouco perdidos. 

Faça uma hidratação profunda 

O cabelo cacheado seco precisa de mais cuidado do que outros tipos de cabelo. Mas isso não significa que eles estão condenados a ficar secos por toda a vida! 

Chamamos de máscaras capilares de “cuidado profundo” produtos que você deixa em seu cabelo por pelo menos 1 hora. 

Maximizei os resultados com uma toalha aquecida e uma touca para criar calor e reforçar os benefícios da máscara. As máscaras naturais ou caseiras, portanto, penetram profundamente na fibra capilar para fortalecê-la. Usar cosméticos naturais é bom, mas fazer cuidados profundos com regularmente faz toda a diferença. 

O ideal é fazer um tratamento profundo por semana de acordo com a necessidade de seus cabelos.

Faça uma esfoliação de couro cabeludo

Faça uma escovação do couro cabeludo uma vez por mês ou até duas vezes no máximo. Isso terá como objetivo eliminar a descamação, poeira e poluição, para permitir que seu couro cabeludo fique tonificado e, portanto, seu cabelo mais saudável. 

Exemplo de receita muito fácil:

  • 1 colher de açúcar mascavo misturada com seu shampoo usual.

Ou, para um tratamento mais profundo, você pode misturar de argila branca + 1 colher de sopa de óleo vegetal de rícino. Aplique a mistura nos cabelos e deixe por 15 minutos. 

Proteja seus cabelos com leave-in. 

Mesmo que você preste muita atenção a todos os elementos mencionados acima, seu cabelo estará inevitavelmente exposto a agressões naturais. O vento, o ar quente ou frio, a fricção na roupa. 

O leave-in é essencial para cabelos secos, geralmente são cremes ou leites leves, para serem aplicados antes de sair do banho sobre os cabelos úmidos ou em pequenas quantidades pela manhã sobre os cabelos úmidos. 

Esses produtos protegem a fibra capilar, as pontas ficam assim mais bem preservadas e, a longo prazo, evita pontas duplas e quebras! 

Corte as pontas.

Se apesar de todos os seus produtos naturais, todos os seus cuidados, todos os seus esforços … você ainda tem cabelos secos, então certamente é hora de marcar uma consulta com o cabeleireiro. 

Um cabelo muito danificado e quebrado não pode ser consertado, a única solução é cortar as pontas para começar de novo de forma saudável. 

Os resultados do seu cuidado serão então fortalecidos. E você pode se concentrar em seus novos comprimentos para manter sua saúde plena. Lembre-se de que é melhor ter cabelos curtos e saudáveis ​​do que cabelos longos e danificados! 

Restaurar um cabelo seco não é fácil, mas, com toda certeza, essas dicas ajudarão você a resultar o brilho e saúde dos seus fios.


Agora que você já aprendeu como fazer para tratar o cabelo ressecado que tal aprender um pouco sobre como engrossar o cabelo?

Obrigado por ler nosso artigo sobre cabelo ressecado, espero que tenha aprendido como tratar o cabelo ressecado e nunca mais sofra com isso, beijos e até o próximo artigo.

Oi cabelovers,

O que você achou deste conteúdo? Me conta nos comentários <3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *