Frizz

Cabelo com frizz: 10 dicas para eliminar de vez o frizz

Cabelove
Escrito por Cabelove em 26/08/2020
Cabelo com frizz: 10 dicas para eliminar de vez o frizz

Nem é preciso dizer que o frizz é a maldição de todos os tipos de cabelo, seja ele fino, comprido, curto, liso ou com cachos. 

Sim, todos os tipos de cabelo podem ser afetados por este problema de cabelo! O frizz é um cabelo rebelde que deixa sua marca quando nosso cabelo está seco (graças à eletricidade estática) Ou quando tem que lidar com a umidade ou o calor. 

Felizmente, existem soluções para eliminá-los, aprenda abaixo a como eliminar de fez o frizz da sua vida. 

O que é frizz?

Um frizz é um cabelo que se enrola em si mesmo, o que não na maioria das vezes cria ele é a eletricidade, estática e humidade presente no ar. 

Quando o cabelo está protegido desses agentes externos, por outro lado, você obtém uma bela ondulação brilhante. Mas por que um cabelo começa a se enrolar sozinho? Seja pelo ar ambiente, que é muito seco ou muito úmido, seja por ter secado devido às agressões externas. 

Porém, não precisamos ser refém das condições climáticas para lidar com o frizz, basta seguir alguns cuidados para combater os cabelos secos!

10 dicas para acabar com o frizz

Algumas dicas podem ser uteis no combate ao frizz, confira abaixo quais são:

1 – Comece com o corte

Mesmo que você tenha que ser paciente, comece marcando uma hora com o seu cabeleireiro para renovar o corte ou ouse um novo look, porque não! 

O importante é aparar as pontas duplas e pedir dicas ao seu cabeleireiro de cortes que ajudem a controlar o frizz. Ele então poderá encaminhá-lo para um corte adaptado às suas necessidades.

2 – Enxágue com água fria para evitar o frizz

Um banho quente é sempre mais agradável e reconfortante, mas aproveite o calor para dar um enxágue nos cabelos com água fria, que ajudará a fechar as cutículas.

Por falar em banho, evite lavar o cabelo todos os dias e, em vez disso, escolha bem seus shampoos, lembre-se de escolher os hidratantes e do tipo certos para o seu cabelo. Além disso, ao sair da piscina, enxágue o cabelo para remover todo o cloro!

3 – Seque o cabelo adequadamente para evitar o frizz

Deixar seu cabelo enrolado em uma toalha por muito tempo antes de secá-lo pode ser sua solução para combater o frizz!

Ao sair do banho, seque suavemente o cabelo com a toalha (com uma esponja, sem esfregar) e depois escove o cabelo. Você pode então  usando um secador de cabelo, caso esteja pensando em acabar com o frizz, por isso quanto mais tempo seu cabelo secar naturalmente, melhor! 

4 – Escolhendo a máscara capilar certa 

Assim como a pele, o cabelo precisa de hidratação, se a fibra capilar estiver desidratada e o cabelo danificado, o frizz será uma frequência em sua vida. 

Para nutrir profundamente e reparar os cabelos, a dica é aplicar máscara capilar uma vez por semana. 

Esses tratamentos podem ser à base de karité, abacate, óleo de coco ou aloe vera. Uma coisa é certa, graças a estas máscaras nutritivas regulares, os cabelos ficarão mais macios, mais lisos e acima de tudo sem frizz!

5 – Escolha bem o seu shampoo

Usado com muita frequência, o shampoo tem um efeito de limpeza no couro cabeludo. Assim, lavar o cabelo todos os dias ajuda a torná-lo quebradiço, a favorecer a sua quebra, mas também a aparecer com frizz. 

Além disso, pessoas com cabelos oleosos (alta produção de sebo) usam shampoo diariamente. No entanto, os shampoos que são adequados para um couro cabeludo oleoso, tendem a manter essa produção excessiva de sebo. 

É por isso que é necessário usar shampoos adaptados, que apertam as escamas do cabelo, mas são especialmente delicados com a fibra capilar. Caso contrário, tome cuidado com cabelos danificados!

6 – Escove seu cabelo com suavidade

Escovar seu cabelo de forma muito agressiva, intensa e com a escova errada, fara um grande estrago. 

Isso porque o cabelo é sensível, sendo seria preciso pensar em poupar… Ou seja? Escove suavemente, seus cabelos secos e não molhados, com uma escova de cerdas naturais. E se quisermos desembaraçar, vamos mecha por mecha, com um pente de dentes grandes.

7 – Uma alimentação anti-frizz

Sim, uma alimentação saudável também ajuda no combate ao frizz, um bom motivo para ceder à moda das receitas saudáveis ​​e recheadas de boas gorduras. 

Desde o famoso Ômega-3 que todo mundo fala que hidratam as fibras capilares por dentro, além de aumentar o brilho da pele e combater o envelhecimento. Suplementos alimentares, sementes e óleos de linho, cânhamo, abóbora e chia. Cada um tem suas próprias propriedades que podem ajudar na saúde do seu cabelo.

8 – A importância da proteção térmica para evitar o frizz

A chapinha pode alisar e disfarçar i frizz, mas ao mesmo tempo costuma danificar o cabelo, possivelmente criando um frizz ainda mais feio!

Se você não consegue evitar o uso de fontes de cabelo, proteja seus cabelos com produtos que forneçam proteção térmica.

9 – A água de cozimento do arroz, um truque anti-frizz incomum

Se o dano já estiver feito, você pode preparar um soro de cabelo caseiro contra aqueles frizz desagradáveis. 

A receita é muito simples: você está pensando em fazer um risoto para o jantar? Certifique-se de manter a água de cozimento do arroz . Despeje esse tipo de “leite” em um borrifador e quando a mistura esfriar e borrife no cabelo para remodelar sua juba despenteada! 

Uma passada do pente depois e seus comprimentos são alisados ​​como por mágica. Para o perfume, pode muito bem adicionar algumas gotas do óleo essencial à sua escolha .

10 – Proteja seu cabelo durante a noite

Sim, até mesmo nosso sono pode ter um impacto sobre o frizz, ou melhor, o travesseiro sobre o qual dormimos. 

De fato, a fricção do cabelo em nossa fronha de algodão favorita tende a acentuar o fenômeno do frizz (sem falar que o algodão seca o cabelo e o enfraquece). 

Para limitar a aparência desse cabelo rebelde que estraga nossas vidas, troque suas fronhas de algodão por de cetim ou invista em um lenço de cetim que amarramos na cabeça antes de ir para a cama.

Esperamos que essas 10 dicas ajudem você a resolver seu problema de cabelo com frizz de uma vez por todas!

Oi cabelovers,

O que você achou deste conteúdo? Me conta nos comentários <3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *