Brilho

Banho de brilho no cabelo: Como fazer um banho de brilho

Cabelove
Escrito por Cabelove em 03/09/2020
10 min de leitura
Banho de brilho no cabelo: Como fazer um banho de brilho

Nada é mais arrebatador e sedutor do que um cabelo brilhante e vibrante! Em todo caso, é o que diz o meu cabeleireiro! Mas, você sabia que é possível conseguir isso com uma receita super eficaz e 100% natural? pronta para descobrir como fazer um banho de brilho no cabelo?

Você nem mesmo precisa comprar shampoos de brilho caros que são carregados com produtos nocivos. Confira abaixo como fazer um banho de brilho incrível em seu cabelo:

Banho de brilho natura

O que você precisa:

  • 1 litro de água
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco 
  • 1 colher de sopa de suco de limão 

Como fazer:

  • Pegue uma garrafa vazia. 
  • Misture todos os ingredientes. 
  • Enxágue o cabelo com essa mistura após a lavagem. 
  • Penetre profundamente em todo o cabelo. 
  • Seque como de costume. 

O resultado é um cabelo brilhando intensamente, além disso essa receita funciona para todos os tipos de cabelo: oleoso, seco, colorido ou com mechas. 

Por que isso funciona? 

O vinagre branco e o limão têm o poder de remover resíduos de laca e gel, ao mesmo tempo que desengorduram o couro cabeludo. Após a aplicação, o cabelo fica automaticamente cintilante, pois está livre de tudo que o mancha. Se você está preocupado com o fato de que a mistura está muito ácida, coloque apenas uma colher de sopa de vinagre na mistura.

Máscara capilar caseira para dar um brilho extra ao seu cabelo

Sabemos que nada como colocar o cabelo nas mãos de profissionais em um salão de beleza ou no cabeleireiro para realçar o brilho dos seus cabelos, mas em casa também existem tratamentos que você pode fazer para ir do cabelo sem brilho ao super cabelo brilhante.

Para fazer esta máscara você só precisará de um iogurte natural, duas colheres de sopa de suco de limão e duas claras de ovo. Como você pode ver, todos ingredientes naturais que com certeza você já tem na sua cozinha.

Como aplicar:

  • Misture bem todos os ingredientes até obter uma textura homogênea.
  • Aplicar a mistura nos cabelos secos ou úmidos, evitando as raízes.
  • Deixe agir por 30 a 40 minutos.
  • Enxágue com água fria e lave o cabelo com seu shampoo usual.

Aplique uma vez por semana e adicione este ritual à sua rotina de cuidados com os cabelos. Você notará a mudança!

Dicas para manter o brilho do cabelo 

Além dessa receita caseira, você pode seguir estar dicas que ajudarão a manter o brilho dos cabelos: 

Use um shampoo para o seu tipo de cabelo 

É importante usar um shampoo adequado ao seu tipo de cabelo. Escolha um shampoo leve que irá remover as impurezas que se acumularam no couro cabeludo (sebo, resíduos de produtos de modelagem, poluição) sem agredi-lo. Seu cabelo vai recuperar leveza e brilho.

Óleo, o super aliado da beleza

Outro truque que uso muito nas fotos ou no tapete vermelho para fazer brilhar rapidamente é pentear o cabelo com algumas gotas de óleo de modelagem seco nas pontas.

Enxágue o cabelo com água fria

Um truque natural para ter um cabelo brilhante é terminar o shampoo enxaguando-o com água fria. Este é um processo simples para apertar as escamas e evitar pontas duplas. No verão está tudo bem, é fresco, mas no inverno é preciso tanta coragem para encarar uma lavagem do cabelo na água fria. 

Coloração cuidadosa

A coloração e o brilho do cabelo não são mutuamente exclusivos. Na verdade, existem tratamentos perfeitamente adaptados para preservar a intensidade da sua cor e reavivar o seu esplendor.

Não abuse do uso do secador e chapinha 

As altas temperaturas criam rachaduras no cabelo, reduzindo muito a maciez e o brilho, por isso, tente evitar ao máximo o uso de secador e chapinha. 

Dieta saudável para cabelos brilhantes

Assim como você pode cuidar do seu cabelo por fora, também pode fazer por dentro. Quão? Seguir uma alimentação saudável e equilibrada! O que comemos influencia a estrutura interna dos cabelos e, portanto, seu brilho. Diz-se que o estado do cabelo é um reflexo do estado geral em que nos encontramos.

Uma alimentação balanceada rica em proteínas, vitaminas e ácidos graxos ômega 3 é vital para o nosso cabelo, pois essas substâncias atuam como uma cura por dentro. 

Portanto, seus pratos nunca devem faltar ingredientes como peixes gordurosos, nozes, frutas e vegetais. Também é importante dormir as horas recomendadas e estar relaxado. O estresse acaba fazendo com que o cabelo fique quebradiço e sem brilho.

Tenha cuidado ao lavar o cabelo diariamente

O cabelo precisa de sua gordura natural, que é produzida pelo couro cabeludo, pois contribui para sua força, brilho e maciez. 

É importante encontrar a rotina que mais se adaptar ao seu cabelo e evitar lavá-la diariamente para que não seque. 

Se você não puder evitar, por ter cabelos oleosos, escolha um shampoo da linha reparadora que contenha um condicionador e não detergente, isso evitará que a cutícula se abra e resseque o cabelo.

Faça um detox do couro cabeludo de vez em quando

O acúmulo excessivo de resíduos de produtos para o cabelo e minerais na água dura deixa o cabelo com uma aparência seca, quebradiça e opaca. Faça a cada 2 meses uma limpeza com um shampoo esfoliante e você eliminará a saturação dos cabelos.

Com o que eu penteio meu cabelo? 

A escolha de uma boa escova é fundamental, pois estimula a circulação do couro cabeludo e distribui a gordura natural pelos cabelos, permitindo que os cabelos fiquem mais brilhantes e saudáveis. Deve ser feito 2 vezes ao dia e com cuidado, para não quebrar.

Cabelo saudável e brilhante: ingredientes para evitar

Se você vir algum desses ingredientes em um shampoo, condicionador ou máscara, não leve para casa com você!

  • Lauril Sulfato de Amônio (ASL) e Lauril Sulfato de Sódio (SLS)
  • Cloreto de sódio; polietileno glicol
  • Dietanolamina (DEA) e trietanolamina (TEA)
  • Parabenos
  • Formaldeído
  • Álcool
  • Fragrância ou perfume sintético
  • Cores sintéticas
  • Propileno Glicol 
  • Lanolina, petróleo e óleo mineral

Essas são algumas dicas e receitas que ajudarão você a manter o brilho e saúde dos seus cabelos sempre em dia!


Agora que já descobriu como fazer o banho de brilho no cabelo que tal continuar navegando e descobrir também tudo sobre cabelo ressecado?

Obrigado por ler nosso artigo sobre banho de brilho no cabelo, beijos e até o próximo artigo.

Oi cabelovers,

O que você achou deste conteúdo? Me conta nos comentários <3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *